CPA - Comissão Própria de Avaliação

A Avaliação Institucional é compreendida hoje como a grande impulsionadora de mudanças na produção e disseminação de conhecimento no processo acadêmico, que se concretiza na formação de cidadãos e profissionais através de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, contribui para a formulação de caminhos objetivando aperfeiçoar o modelo de ensino das Instituições de Ensino Superior (IES).

Desde 2004, o processo de avaliação  das IES passou a ser realizado a partir de duas óticas; uma interna, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação-CPA, e outra externa, realizada pelas comissões do MEC.

A CPA, além de atender a uma demanda interna da Faculdade Paraíso (FAP), cumpre com uma exigência do Ministério da Educação, estabelecida pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, regulamentada pela Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004.

A Comissão Própria de Avaliação da FAP é composta por representantes da comunidade acadêmica – discentes, docentes, colaboradores e dirigentes – e da sociedade civil e tem por função planejar e executar o processo de auto-avaliação institucional.

A realização da avaliação institucional interna faz-se necessária para a implantação de condições capazes de conduzir a Instituição às revisões periódicas e dinâmicas em sua atuação e à reflexão e redimensionamento de seus objetivos institucionais.

Na FAP, essa avaliação é direcionada ainda a possibilitar a construção de um projeto acadêmico sustentado por princípios como gestão participativa e autonomia, que visam consolidar a responsabilidade social e o compromisso científico-cultural da Instituição.

Composição da CPA
Nome Função
Régio Hermilton Ribeiro Quirino Docente e Coordenador da CPA
Sávio de Brito Fontenele Docente
Caetano Vieira Neto Segundo Discente
Marcus Emanoel Oliveira Lima Discente
Rafaelle Gleice dos Santos Colaboradora
Rosimeire Ribeiro Lima Vital Colaboradora
Valdenor Granjeiro Agra Filho (Major Agra) Representante da Comunidade Externa

Voltar