Histórico

A Faculdade Paraíso do Ceará – FAP em nove anos de atividade se destaca na educação superior do Cariri, a exemplo do Colégio Paraíso na educação infantil ao ensino médio e pré-vestibular, que atua na região há 44 anos. Além dos cursos de Direito, Administração, e Sistemas de Informação (Informática) autorizado por meio da Portaria n.º 1.146, de 27 de dezembro de 2006, foi autorizado a funcionar em 2014 com os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Marketing e Arquitetura. Todos os cursos novos da FAP foram avaliados pelo MEC com nota 04, indo esta nota de 01 a 05.

O curso de Sistemas de Informação possui conceito 5 no ENADE, a terceira maior nota do país, e o curso de Direito possui Parecer Favorável à autorização e ao reconhecimento, além de ter aprovação de 64% no Exame da Ordem, dentre todos os alunos já graduados. São resultados de importância nacional a serem considerados, como exemplo da busca contínua da qualidade.

A FAP, além dos espaços do Colégio Paraíso e Fiúsa Educacional (sua mantenedora), funciona numa sede própria, ao lado do colégio, com todas as salas de aula amplas e refrigeradas, que contribuem para um aprendizado mais eficaz. Estão disponíveis para os alunos da FAP, sete laboratórios de informática totalizando 162 computadores, todos com acesso à Internet banda larga; além de 04 auditórios climatizados com capacidade para 112, 150, 285 e 300 lugares.

Funcionam também, já direcionando os alunos para a prática da profissão, o Núcleo de Extensão em Tecnologia de Informação – NexTI, a Plataforma Consultoria e Projetos – Empresa Júnior de Administração, FIX – Soluções Integradas de Marketing, em imóvel próprio, no Núcleo de Empreendedorismo - FAP e o Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, reafirmando o compromisso com uma formação completa de seus alunos e aproximando a teoria da prática. A FAP possui ainda convênios para estágio com mais de 200 empresas e órgãos da região e do estado, dentre os quais: Defensoria Pública (com a qual possui convênio para o funcionamento do NPJ), Justiça Estadual (possui um Juizado Especial Cível e Criminal – JECC nas instalações do NPJ), Assembleia Legislativa (convênio para funcionar o Procon-AL), Justiça Federal, Ministério Público Estadual e Federal, MPFT, Prefeitura de Juazeiro do Norte e de Mauriti, CIEE, IEL, Correios, Microsoft, AutoDesk, e Google, entre outros. É a única IES do interior do estado a possuir o programa, em parceria com a Defensoria Pública e a Secretaria de Segurança Pública, chamado: "Reconstruindo a Liberdade". Vale a pena frisar que todos os núcleos desenvolvem atividades direcionadas à comunidade e muitas vezes prestam serviços gratuitos que favorecem e fortalecem as políticas de responsabilidade social de sua comunidade acadêmica.

A FAP realiza anualmente no primeiro semestre, o seu Encontro de Iniciação Científica, evento que vai para a sua nona edição e muito estimula nossos alunos e professores a enveredar no campo das descobertas científicas. É um evento aberto a todas as IES do Ceará, com ampla divulgação e repercussão acadêmica e que já recebeu uma menção honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, quando em sua primeira edição. O programa de pesquisa da FAP inclui também bolsas de pesquisa no âmbito da iniciação científica.

A FAP possui um notebook e projetor multimídia (Datashow) por sala; possui ainda o WIFAP, internet sem fio, em toda a área da Faculdade; dispõe de um sistema de gerenciamento acadêmico da TOTVS, quadros digitais nos laboratórios, impressoras e scanner 3Ds disponíveis para projetos e artigos científicos, murais eletrônicos, torpedos corporativos, Microsoft DreamSpark - todos os produtos da Microsoft (exceto o pacote Office), todos os produtos da Autodesk disponibilizados gratuitamente para alunos e professores das áreas afins dos sistemas - confirmando a modernidade e a inovação de suas ações a serviço da comunidade acadêmica.

A FAP, com apenas 07 cursos, possui uma biblioteca com mais de 23 mil exemplares nas áreas de Direito, Administração, Informática, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Marketing e Arquitetura, além de mais de 150 assinaturas de revistas científicas periódicas nas áreas citadas e assinatura de duas bibliotecas Virtuais: BV Pearson (2.000 títulos) e Minha Biblioteca (Saraiva, Atlas, Grupo A, Grupo Gen, com mais de 6.000 títulos). A biblioteca permite aos seus alunos renovação de livros emprestados e consulta de acervo via web, além de possuir mais de 1.800 títulos de DVD à disposição de discentes, docentes e colaboradores.

A FAP foi concebida a partir da filosofia e princípios cristãos que regem e orientam o Colégio Paraíso que em 44 anos de existência moldou um conceito de instituição séria na educação, com formação plena e resultados comprovados. Um modelo que possibilita grandes aprovações em vestibulares; que obteve no ENEM de 2005 a 2013 os primeiros lugares dentre todas as escolas particulares de ensino médio do interior do Ceará demonstrando que mesmo com limitações inerentes à realidade interiorana é possível desenvolver um trabalho diferenciado e pautado na qualidade do ensino.

Um corpo docente preparado e titulado composto em sua maioria por mestres e doutores, com tempo parcial e integral, recursos didáticos modernos e uma equipe administrativa presente, acessível e atuante fazem da FAP uma instituição séria, dirigida por educadores com ideal firmado na qualidade e no compromisso com o aluno.

FAP, há 3 anos, a melhor Faculdade do Cariri!