30/04/2019

Inovação na Engenharia é tema da 3ª Semeng

A inovação foi tema da 3º Semana das Engenharias (Semeng), realizada entre os dias 14 e 26 de abril, na Faculdade Paraíso do Ceará. O evento dispôs de uma programação com palestras, minicursos, visita técnica e ainda o 3º Campeonato da Ponte de Macarrão.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia de Produção da FAP, Glauber Cartaxo, a escolha por essa temática mereceu destaque pelo momento dos cursos de Engenharia, que estão concluindo o primeiro grande ciclo, no 10º semestre, para os estudantes de Engenharia de Produção e Engenharia Civil.

“Faz combinar conhecimento e tecnologia, uso de técnicas como metodologias aditivas e realidade aumentada. Com a interdisciplinaridade, fator adicional na formação dos futuros profissionais das Engenharias graduados pela FAP, o tema reafirma nosso compromisso na qualificação do Engenheiro para o futuro da Região Metropolitana do Cariri”, afirma o docente.

Visita técnica

Além das palestras e minicursos, a programação da 3ª Semana das Engenharias promoveu uma visita técnica no canteiro de obras do projeto do Minha Casa, Minha Vida, em Juazeiro do Norte.

A atividade proporcionou aos estudantes, professores e convidados a discussão de pesquisas, ouvir experiências de profissionais, debater as tendências do mercado e acompanhar projetos de engenharia no Cariri.

Ponte de Macarrão

A ponte “Se Colar, Colou”, dos alunos Leandro Batista, Tony Aurélio e Susi Maciel, venceu o 3º Campeonato da Ponte de Macarrão. A tarefa proposta pelo concurso é a construção de uma ponte utilizando apenas macarrão espaguete e materiais colantes especificados em edital.

Ao suportar um teste de carga de 63 kg, a ponte construída pelo trio atingiu um novo recorde, superando o de edições anteriores. Os segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com as pontes “Miojo do Desespero” e “Luísa Carmona”.