03/06/2016

FAP constrói primeiro prédio de cinco andares em estrutura metálica do Cariri

A obra é pioneira num tipo de tecnologia ainda pouco utilizada pelas empresas da construção civil na região do Cariri. A Faculdade Paraíso do Ceará, em Juazeiro do Norte, passa por mais uma obra de expansão na sua estrutura física. E dessa vez, a visão foi além da necessidade atual, pois a FAP resolveu inovar, trazendo para a região do Cariri o primeiro edifício de cinco andares em estrutura metálica. Segundo o professor Jefferson Souza, coordenador do curso de Engenharia Civil da FAP, “esse tipo de construção faz parte da filosofia Lean Construction (construção enxuta), onde o objetivo maior é eliminar as atividades de espera e evitar retrabalhos.”

No último dia 31 de maio, às 15h30, o professor Jefferson, que também ministra a disciplina de Sistemas Estruturais II no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAP, levou a turma de alunos para uma visita técnica à obra. Uma forma de ampliar o conhecimento dos estudantes para uma tecnologia construtiva ainda pouco utilizada na região, mas que pode agregar muito valor à construção civil, já que é uma tendência na luta contra o retrabalho em obra.

Nessa visita eles tiveram oportunidade de vivenciar também as vantagens da construção metálica: canteiro de obra limpo, execução de pilares sem a necessidade de formas, armação e concretagem (método tradicional). Sem falar que os estudantes tiveram acesso ao projeto arquitetônico, onde descobriram que esse prédio será interligado aos outros dois, já existentes, através de rampas de acesso, e que toda laje da edificação será executada em steel deck, técnica construtiva que evita a utilização de escoramentos e possibilita a execução de várias lajes ao mesmo tempo, diminuindo o tempo para conclusão da obra.