Biblioteca

A Biblioteca João Paulo II está vinculada à Diretoria Geral da Faculdade Paraíso do Ceará, mantendo relacionamento sistêmico com os demais setores e constituindo-se em ferramenta de apoio às atividades fins de ensino, pesquisa e extensão da instituição. Assim, oferece à comunidade acadêmica o suporte informacional necessário ao desenvolvimento dos cursos, que foram aprovados com conceito máximo pelo MEC.

Estantes da biblioteca

Áreas

A biblioteca dispõe de áreas reservadas para estudos individuais e em grupo, com espaço e mobiliários adequados, atendendo totalmente às necessidades dos alunos, professores e colaboradores. Possui 01 laboratório de informática, 01 sala de projeção de vídeo, 01 sala administrativa, 01 setor de empréstimos com 05 atendimentos, 02 acervos, sendo um com publicações para empréstimos e o outro com livros de consulta interna, 01 setor de reprografia, 01 guarda-volumes e 02 banheiros (feminino e masculino).

Mesas da sala de estudo da biblioteca
Sala de vídeo da biblioteca
Alunos nos computadores da biblioteca

Acervo

O acervo dos cursos de Administração de Empresas, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Marketing e Sistemas de Informação dispõe de obras clássicas de autores nacionais e estrangeiros e obras contemporâneas. Dentre esses exemplares, estão obrigatoriamente, os títulos da bibliografia básica e complementar das disciplinas e em quantidades de volumes plenamente adequados ao número de alunos, nos padrões do MEC.Oferece também à sua comunidade acadêmica a Biblioteca Virtual 3.0 e a Minha Biblioteca, que por meio do Portal da FAP, disponibiliza acesso a um acervo digital a milhares de títulos em mais de 50 áreas do conhecimento, inclusive dos cursos oferecidos por esta Instituição.

Estantes de livros da biblioteca

Além desse acervo específico que é priorizado, a Biblioteca possui vídeos, cd’s e dvd’s, livros de referência e periódicos constantemente atualizados na seguinte quantidade de exemplares:

Relação de Exemplares
Analítica de Livro 2
Catálogo 2
CD-ROM 735
Disquete 15
Dissertação 5
DVD 2.122
Fita de Vídeo 64
Folheto 8
Livro 36.389
Monografia 729
Material 4
Norma Técnica 94
Periódico 7.197
Tese 2
Total 47.368

Empréstimo

O empréstimo do Acervo será concedido nas seguintes condições:

Usuário Títulos Prazo
Alunos 07 Livros 10 Dias
01 Vídeo 02 Dias
Funcionários 03 Livros 07 Dias
01 Vídeo 01 Dia
Professores 08 Livros 30 Dias
01 Vídeo 02 Dias

Horário de funcionamento

O quadro a seguir apresenta os horários em que a biblioteca estará disponível aos seus usuários.

Dias da Semana Manhã Tarde Noite
Início Fim Início Fim Início Fim
Segunda à Sexta-feira 07h 12h 12h 18h 18h 22h
Sábado 08h 12h - - - -

Renovação

Se no dia da devolução o usuário desejar permanecer com o material, poderá renovar seu empréstimo; o material só poderá ser renovado se não houver reserva para a mesma publicação. A renovação do título poderá ser feita através do site da FAP, como também mediante apresentação do mesmo no setor de empréstimo por até duas vezes consecutivas, caso não esteja solicitado por outro usuário.

Reserva

Quando a publicação desejada não se encontrar na Biblioteca, o leitor poderá reservá-la, sendo necessário apenas solicitar a mesma no balcão de atendimento pelo próprio solicitante. Obedecendo a ordem cronológica e ficando a disposição do leitor por um prazo de 24 horas.