Histórico

Desde 2006, a Faculdade Paraíso do Ceará (FAP) é destaque na educação superior no Cariri, a exemplo do Colégio Paraíso, com quase 50 anos de atuação na região, da educação infantil ao ensino médio e pré-vestibular.

A FAP iniciou a atuação com os cursos de Direito, Administração e Sistemas de Informação. Em 2014, passou a ofertar as graduações em Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Marketing e Arquitetura e Urbanismo. Em 2017, passa a ofertar o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), firmando-se e complementando o já reconhecido know-how em tecnologia.

Foi também em 2017 que a FAP deu um passo importante para o crescimento do ensino superior no Cariri com a chegada dos cursos de Saúde. O curso de Psicologia é o pioneiro nessa área de conhecimento. Em seguida, foram aprovadas as graduações em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. Em 2018, a FAP foi habilitada para implantar do curso de Medicina em Araripina (PE), uma conquista que é fruto de anos de compromisso e dedicação com a educação superior.

A FAP possui sede própria, com salas de aula amplas e climatizadas que contribuem para um aprendizado eficaz. Para os alunos, estão disponíveis sete laboratórios de informática, todos com acesso a um sistema de internet banda larga; além de dois auditórios utilizados em eventos acadêmicos da instituição.

Com a finalidade de direcionar os estudantes para a prática da profissão, o Núcleo Empreendedor da FAP integra três empresas juniores: o NexTI, a Plataforma e a FIX, empresas juniores dos cursos de Sistemas de Informação, Administração e Marketing, respectivamente. Para os graduandos em Direito, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) é a oportunidade para aliar a teoria com a prática. No local, os alunos realizam atendimento jurídico gratuito à comunidade com a supervisão de professores qualificados.

A FAP é conveniada com mais de 200 empresas e órgãos da região e do Estado para a realização de estágios. Dentre eles, estão a Defensoria Pública (com a qual possui convênio para o funcionamento do NPJ), Justiça Estadual (possui um Juizado Especial Cível e Criminal, JECC, nas instalações do NPJ), Assembleia Legislativa (convênio para funcionar o Procon-AL), Justiça Federal, Ministério Público Estadual e Federal, MPFT, CIEE, IEL, UFCA, Correios, Microsoft, AutoDesk, Google, Prefeitura de Juazeiro do Norte e de Mauriti, entre outros.

Com objetivo de estimular alunos e professores a enveredar no campo das descobertas científicas, a FAP promove anualmente o Encontro de Iniciação Científica. É um evento aberto a todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do Ceará, com ampla divulgação e repercussão acadêmica e, na primeira edição, recebeu uma menção honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O programa de pesquisa da FAP inclui bolsas de pesquisa no âmbito da iniciação científica.

Um corpo docente preparado e titulado, composto, em sua maioria, por mestres e doutores, com tempo parcial e integral, recursos didáticos modernos e uma equipe administrativa presente, acessível e atuante fazem da FAP uma instituição séria, dirigida por educadores com ideal firmado na qualidade e no compromisso com o aluno.

A FAP foi concebida a partir da filosofia e princípios cristãos que regem e orientam o Colégio Paraíso, que, em mais de 40 anos de existência, moldou um conceito de instituição comprometida com a educação, com a formação plena e com resultados comprovados. Um modelo de ensino que tem gerado frutos como as inúmeras aprovações em vestibulares e no Enem. Dessa forma, a instituição se consolida entre as melhores escolas particulares de ensino médio do Ceará. Os resultados comprovam que, mesmo com limitações inerentes à realidade interiorana, é possível desenvolver um trabalho diferenciado e pautado na qualidade do ensino.