29/11/2016

Grupo de Estudos do Direito realiza intervenção social

Cerca de 20 estudantes se reúnem todas as quintas-feiras para discutir temas de relevância social no Grupo de Estudos em Direitos Humanos e Decolonialidade na América Latina. Sob a supervisão e idealização da professora Nayara Monteiro, os estudantes, em menos de dois meses de pesquisa, já articularam uma intervenção com cartazes espalhados pela instituição para publicizar os temas trabalhados no grupo.

Segundo Nayara, a proposta foi montar um "Caminho Descolonial", através de questionamentos sobre feminismo, (de)colonialidade, Estado laico, direitos humanos, dentre outros assuntos. “Optamos por fazer os questionamentos em cartolinas coloridas, em forma de balões de pensamento, de diálogo e outros usados nos gibis para que os temas que são tão complexos chegassem de maneira mais leve à comunidade da FAP. É um convite a quem está aberto à autocrítica de seu ‘eu’, enquanto indivíduo e dentro do sistema”, explica.

Decolonialidade é um termo usado para representar a necessidade de a América Latina ocupar uma posição mais firme no debate pós-colonial, por meio da reinvenção do conceito de direitos humanos de cunho europeu. O grupo aborda tais conceitos de modo a analisar, dentre outros temas, a existência do respeito nas relações sociais, como os modelos de educação estão construídos, ou seja, como o binômio modernidade/colonialidade ainda influencia as sociedades no âmbito regional latino-americano.

FAP, com você somos dez!