22/02/2017

Alunos do curso de Direito debatem sobre carreiras jurídicas no XIX SISAFAP

O XIX Seminário de Integração Sociedade e Acadêmicos, o SISAFAP, trouxe, no último sábado, 18, palestrantes renomados para falar sobre a importância das carreiras jurídicas e seus desafios. Em um primeiro momento, a Delegada da Polícia Federal, Josefa Maria, o Promotor de Justiça, Thiago Marques e a representante da 1ª Defensoria Pública de Barbalha, Aline Marinho apresentaram suas práticas aos alunos do curso de Direito da FAP. A palavra-chave desse evento foi apaixonante. “Sou entusiasta, sou apaixonado pela profissão que tenho”, disse o promotor. Para falar sobre o trabalho de um defensor público, Aline Marinho leu um depoimento emocionado no qual dizia: “É a única e última esperança de muita gente”. Ao se referir à questão de status e dinheiro, Aline ainda declarou: “Não adianta o salário ou o glamour daquela profissão se você não faz o que ama”. Logo após, foram chamados ao palco do auditório, o Procurador da Fazenda Nacional, Jonathas Macêdo, o Presidente da OAB Crato, Aderson Feitosa e o Juiz da Comarca de Caririaçu, Raimundo Ramonilson que também falaram de suas carreiras.

Assim como todos os outros, Dr. Aderson se disse apaixonado pela profissão. O jurista falou sobre os desafios da advocacia e enfatizou que existem inúmeras possibilidades de atuação para quem opta por fazer um curso de Direito. Os discentes ainda tiveram a oportunidade de tirar dúvidas relacionadas às profissões dos convidados. Questões sobre machismo na carreira jurídica, dicas para passar em um concurso público e as dificuldades de cada área foram abordadas. A aluna egressa, Waniza Macêdo, disse que esse tipo de evento é fundamental porque os alunos, muitas vezes, passam a graduação inteira indecisos e sem saber do leque de possibilidades que um profissional do Direito pode ter. O SISAFAP está em sua 19ª edição e vem colhendo bons frutos, pois, segundo a professora Priscila Ribeiro, o evento tem o objetivo de fortalecer as convicções dos alunos iniciantes em relação ao curso escolhido.

FAP, compromisso com você!