22/03/2017

Cine Júris de março promove debate sobre igualdade de gênero

Aliar diversão e conhecimento. Essa é a proposta do Projeto Cine Júris que está em vigor desde 2011. O evento, realizado no último dia 18, reuniu alunos do curso de Direito para abordar questões sobre a luta pela igualdade de gênero, através do episódio “O povo contra O.J. Simpson” da série “American Crime Story”. A trama, que recebeu nove estatuetas do Emmy Award, retrata a história real do julgamento do astro de futebol americano O.J Simpson, acusado de assassinar a ex-mulher, Nicole Simpson, nos anos 90. O episódio em questão, relata as dificuldades vivenciadas por Márcia Clark, promotora chefe do caso, em razão da sua condição de mulher.

A professora Patrícia Vieira afirma que o Cine Júris é uma forma de conseguir, a partir do entretenimento, identificar as teorias aprendidas em sala de aula, nos filmes e séries exibidos todo mês no auditório da FAP, além de tratar, segundo ela, de assuntos mais amplos envolvendo a interdisciplinaridade. “Não extraímos apenas os aspectos jurídicos, mas também os retratos de uma sociedade. A exibição do episódio de hoje teve por objetivo estimular a reflexão e o debate sobre a importância do combate ao machismo e a desigualdade de gênero como caminho para a real efetivação do direito à dignidade humana”, destaca a professora.

O calouro do curso de Direito, Orlando Guedes, afirma que frequentará todas as edições do projeto, pois além de trazer de uma forma dinâmica os ensinamentos, também há uma reflexão e interação com professores e alunos. “A FAP está de parabéns por estimular nos jovens, através de um projeto tão bacana e divertido, o interesse pelas questões jurídicas”, concluiu o aluno.

FAP, compromisso com você.