10/04/2017

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo elaboram anteprojeto “Casa Abrigo”

A violência contra as mulheres, que acontece todos os dias e não escolhe idade ou condição social, é um dos debates que mais tem preocupado a sociedade nos últimos tempos. O projeto "Casa Abrigo Municipal de Juazeiro do Norte", de cunho interdisciplinar e sob a coordenação da professora Priscila Jeronimo, propõe ser uma contribuição para a melhoria da qualidade de vida dessas mulheres, atendendo temporariamente as que precisam de atenção e abrigo emergencial devido à violência doméstica.

Já o curso de Arquitetura e Urbanismo da FAP ofereceu o projeto arquitetônico, planejado para ser desenvolvido em conjunto com os alunos. Para isso, foi divulgado no último dia 17, o resultado do I Concurso de Projeto. A ideia foi escolher o melhor anteprojeto arquitetônico “Casa Abrigo” para ser apresentado à Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.

Segundo a coordenadora do curso, professora Carol Cevada, o grupo vencedor, junto com a arquiteta e professora da FAP, Allana de Deus, irá desenvolver o projeto definitivo para ser entregue à Câmara Municipal e tentar viabilizar a construção desse abrigo para atender à comunidade. Todos os projetos submetidos eram ricos em qualidade e sensíveis ao tema, sendo que o primeiro lugar ficou com o anteprojeto de autoria dos alunos: Ana Raquel de Macedo Leite e Francivânio Vieira Santana.

De acordo com Everton Diniz, que concorreu com um outro projeto premiado, aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo, a Casa Abrigo será um lugar para acolher as mulheres de maneira que elas possam sentir-se confortáveis e protegidas. Além de ofertar serviços e atendimentos básicos à saúde mental e física da mulher e dos filhos das vítimas. “É um local onde o sentimento de dor e medo serão diminuídos”, afirma o estudante. A todos os envolvidos, fazer parte desse projeto não é só gratificante, como também de muito aprendizado. “O que desejamos como reconhecimento é a aprovação e construção dessa Casa Abrigo”, conclui o aluno.

FAP, compromisso com você.