24/05/2017

FAP sedia Oficina sobre Plano de Coleta Seletiva

A coleta seletiva garante a diminuição da quantidade de resíduos sólidos enviado para os lixões que, segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico de 2008, é o destino final dos resíduos em metade dos municípios brasileiros. Cerca de 240 toneladas de resíduos sólidos são depositados todos os dias no lixão de Cariraçu e mais da metade desse lixo é de material reciclável.

Na última sexta (19) a Faculdade Paraíso do Ceará recebeu representantes das Secretaria de Meio Ambiente, cooperativas de catadores e empresas privadas de 15 municípios vizinhos no evento de abertura das ações para elaboração do plano de coleta seletiva integrada na região do Cariri. A “Oficina Regional de Elaboração de Plano de Coleta Seletiva” é um projeto do Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) que visa reduzir em até 25% os lixões no estado, através das prefeituras.

O evento serviu para elencar os principais problemas dos municípios e fortalecer o relacionamento com a classe dos catadores de lixo. “Falar e colocar em prática a coleta seletiva, hoje, é de suma importância para melhorar a sociedade em que vivemos. Em parceria com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (AMAJU), a FAP realizará, em breve, um evento para unir docentes e discentes para continuar debatendo e ajudando na elaboração de ações para sanar os problemas relacionados aos resíduos sólidos da nossa cidade”, afirma o professor do curso de Engenharia Civil da FAP e mediador da oficina, Akiro Meneses.

FAP, compromisso com você.

Voltar