06/06/2017

Engenharia de Produção da FAP realiza ação "Maio Amarelo" com DEMUTRAN

A Campanha Maio Amarelo surge com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Segundo relatório publicado no último dia 16, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa da morte de jovens está relacionada com os perigos no trânsito e, de acordo com dados do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), o município de Juazeiro do Norte registra quase 100 acidentes por mês nas vias da cidade.

Para contribuir na mudança dessas estatísticas, a Faculdade Paraíso do Ceará, realizou na noite da última terça (30), em parceria com o DEMUTRAN, uma blitz educativa com o tema da campanha mundial “Minha Escolha Faz a Diferença” e reuniu alunos, professores e colaboradores da FAP no intuito de conscientizar motoristas que passavam pelas redondezas. “Utilizar celular, dirigir alcoolizado e praticar manobras perigosas são erros que poderão resultar em grandes acidentes. Por isso, a ação deste ano tem o intuito de fazer o condutor repensar nas escolhas adotadas ao volante”, afirma a gerente de estatística e educação do DEMUTRAN, Cláudia Barbosa.

Por que “Engenharia de Produção” à frente da campanha?

O professor e coordenador, Glauber Cartaxo, explica que a Engenharia de Produção tem relação com os setores de mobilidade, planejamento de transportes e Polo Gerador de Viagens (PGV), que de fato é indiscutível a localização geográfica estratégica de Juazeiro do Norte para as demais capitais e regiões metropolitanas do Nordeste brasileiro. “Demonstrar para a sociedade do Cariri que nós, enquanto educadores, estamos preocupados com a seguridade dos pedestres, motoristas e motociclistas também é muito importante para a formação humana do nosso aluno. A participação do nosso aluno foi pontual, no tocante à prática de conteúdos como: monitoramento, controle e fiscalização do trânsito”, conclui.

A proposta de adesão do movimento “Maio Amarelo é na FAP - Atenção pela Vida!” partiu da professora Monike Feitosa, que ministra a disciplina de Comunicação e Expressão e, por isso, viu nessa atividade prática uma forma de melhorar a didática, oratória e argumentação dos alunos do 1º semestre. “Os nossos alunos, junto com os agentes de trânsito, ofereceram dicas de direção defensiva aos condutores e nós conseguimos cumprir o nosso papel que era o de chamar atenção para despertar a tolerância e o respeito no trânsito, porque só quem pode torná-lo seguro somos nós”. Para o próximo semestre, o projeto deve continuar e será como ação de extensão itinerante, independente do “mês” do ano ser ou não amarelo. Serão blitze educativas do DEMUTRAN e em parceria com a FAP, uma instituição que se aproxima da sociedade, agora com a intenção de fazer o trânsito, das ruas e avenidas, mais seguro no Cariri.

FAP, compromisso com você.