14/06/2017

“Seminário Mandato Parlamentar” reúne vereadores da Região do Cariri na FAP

No último dia 31 de maio, a Faculdade Paraíso do Ceará realizou o “Seminário Mandato Parlamentar e Controle Popular: um Estudo de Caso na Região Metropolitana do Cariri”. O evento trata-se da conclusão de uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2016 junto às câmaras de vereadores da Região Metropolitana do Cariri (RMC) e possui, como público-alvo, os vereadores dos nove municípios que compõem a RMC, advogados que atuam junto à sociedade civil organizada e os estudantes do curso de Direito da FAP. Durante o evento foram apresentadas duas palestras: O Papel do Parlamentar, proferida pelo professor Dr. Felipe Albuquerque (UFC); e Avaliação Parlamentar, apresentada pela professora Dra. Fernanda Afonso (FAP). O seminário contou ainda com a presença da Diretora Acadêmica FAP, Profa. Ana Luísa Gondim, além da colaboração das professoras Kristal Moreira e Monike Feitosa.

A pesquisa realizada teve como objetivo colher subsídio para a construção de um Sistema de Avaliação Parlamentar que permitirá à sociedade avaliar o desempenho dos parlamentares sejam eles senadores, deputados federais, deputados estaduais ou vereadores. Para a proponente da ação, Dra Fernanda, “Essa avaliação será importante porque a população poderá acompanhar o desempenho do seu representante e, assim, os eleitores poderão escolher aqueles que honraram com o compromisso assumido e atuaram em favor da coletividade”, destaca.

Para a Dra. Fernanda, que também coordena o Mestrado em Direito da FAP, este é o primeiro evento de uma série a ser realizada em outras regiões do Ceará. A docente reitera a importância de ações dessa natureza. “A troca de informações em eventos como este é muito importante porque os vereadores têm a oportunidade de trocar experiências, compartilhar suas dificuldades e, juntos, buscarem soluções para que possam exercer seus mandatos em favor da sociedade”, conclui.

FAP, compromisso com você.