03/07/2017

Alunos de Arquitetura e Urbanismo vivenciam João Pessoa em aula de campo

Com 431 anos de história, a capital da Paraíba, João Pessoa, é um exemplo riquíssimo de arquitetura e urbanismo, com estilos que vão desde o colonial até o contemporâneo. Com o intuito de apresentar experiências além da sala de aula aos estudantes, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Paraíso do Ceará foi até Jampa (apelido dado à cidade paraibana), entre os dias 16 e 19 de junho.

A coordenadora do curso, professora Carol Cevada, conta que a visita técnica foi pensada a partir da necessidade de o aluno de Arquitetura e Urbanismo da FAP, que é preparado para atuar em todo o Brasil, conhecer outras realidades. “Como a cidade de Juazeiro do Norte ainda é muito nova, não temos exemplos de estruturas mais antigas aqui, e o que antes era assistido apenas por imagens e vídeos em sala de aula, foi possível ser não só visto, mas também sentido em João Pessoa”, diz.

Os alunos foram guiados pelas professoras Carol Cevada e Tamires Cabral à locais como a Estação Cabo Branco, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, Casa da Pólvora, o Forte de Santa Catarina, no município de Cabedelo (Região Metropolitana de João Pessoa), o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, e ainda, às praças e igrejas da cidade. Os discentes ainda tiveram a oportunidade de ouvir o diretor cultural do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PB), Joalisson Cunha, que palestrou sobre Planejamento Urbano, Legislação e a Atuação de Órgãos de Arquitetura da cidade.

A estudante do 4º semestre, Vanessa Costa, fala da experiência de fazer parte da primeira visita técnica do curso, realizada em outro estado. “A cada dia visitamos um local diferente e participamos de aulas expositivas maravilhosas que nos trouxeram sensações únicas. Voltamos com um novo pensamento, um novo sentimento, com novas perspectivas e com vontade de trazer pra nossa cidade soluções semelhantes”, declara a futura arquiteta.

FAP, compromisso com você.