19/12/2017

Trio com integrantes das Engenharias e da Arquitetura e Urbanismo vence 1º Campeonato da Ponte de Macarrão

Aconteceu no último dia 8 de dezembro, dentro da Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Senau), o 1º Campeonato da Ponte de Macarrão. A competição reuniu trabalhos de estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e deArquitetura e Urbanismo.

Em sua primeira edição, 25 equipes inscreveram projetos no concurso promovido pela Faculdade Paraíso do Ceará. Formada por até três pessoas, cada grupo construiu um protótipo com varetas de macarrão espaguete para simular uma estrutura de concreto com o objetivo de suportar a maior carga de peso possível.

Em cada etapa, barras de ferro eram colocadas e a ponte deveria sustentar o volume por, no mínimo, dez segundos. A ponte mais resistente suportou 32 quilos e foi criada pelos estudantes David Cruz, da Engenharia Civil, Mônique Alencar, da Engenharia deProdução e Vanessa Costa, da Arquitetura e Urbanismo.

De acordo com David Cruz, o prazo para realizar e executar o projeto era apertado, mas o trio nunca pensou em desanimar. “Somente durante a execução do projeto percebemos que o tempo para realizá-lo era muito curto, mas desistir nunca é uma opção”, comenta o estudante.

Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Carol Cevada, o evento possibilitou uma interação entre os cursos. “A representação da pluralidade literalmente ocorreu na equipe premiada em primeiro lugar, que continha um aluno de cada curso envolvido”, comenta a professora.

FAP, compromisso com você.