26/03/2018

2º Colóquio de Gênero discute representatividade feminina na política

Com a finalidade de discutir questões ligadas ao gênero e às gerações no Cariri, o Grupo de Estudos de Gênero, Geração e Direito da Faculdade Paraíso do Ceará realizou, no último dia 15 de março, o 2º Colóquio de Gênero teve como tema central a “Sociedade Patriarcal e suas Amarras”.

Entre as convidadas, a Doutora em Direito do Estado e professora de Direito Constitucional e Eleitoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Eneida Desiree Salgado. Na ocasião, ela participou de uma mesa-redonda sobre a representatividade feminina e reforçou a importância das mulheres na política.

Com a ascensão do debate, surgiu um exemplo real no público do evento: a estudante Ana Caroline, acadêmica de Direito e vereadora no município de Cedro, em Pernambuco. Na oportunidade, ela encorajou as mulheres a entrarem na vida pública. “Vocês podem e devem impor a vontade de vocês na carreira política ou em qualquer outro cargo”, incentivou.

Para a coordenadora do Núcleo de Gênero e Direito da FAP, Priscila Ribeiro, ainda será necessária muita luta para que as mulheres ocupem mais espaço na política. “Há pouca representatividade feminina nas câmaras municipais e federais, no Senado. Não só colocar as mulheres, mas fazer com que elas de fato atuem com projetos”, afirma a professora.

Segundo momento

À noite, o evento discutiu a questão da “Sociedade Patriarcal e suas amarras”. Os conceitos de Patriarcado, ou seja, o poder de domínio masculino sobre a sociedade, foram explanados durante uma palestra do jornalista e pós-doutor em Antropologia Social, Marcelo Tavares Natividade.