08/05/2018

2ª Senau discute relações entre as três áreas de conhecimento

Com o tema “Rede de Conexões”, a Faculdade Paraíso do Ceará realizou, entre os dias 25 e 27 de abril, a 2ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Senau). Na programação, aconteceram palestras, minicursos, visita técnica e o 2º Campeonato da Ponte Macarrão.

Para o coordenador do Núcleo de Extensão e Atividades Complementares (Neac), Régio Quirino, o evento “aborda as possíveis relações entre essas três profissões e as diversas áreas do conhecimento, expondo soluções, estratégias que transformam e inovam o dia a dia desses profissionais”.

Entre os palestrantes, doutores e mestres com elevada experiência nas três áreas de conhecimento. Na abertura, Emil de Souza Sánchez Filho palestrou sobre “Vigas de Concreto Armado Reforçadas à Torção com Compósito de Fibras de Carbono (união de determinados materiais não solúveis)”. Em seguida, Paulo Renato Alves Firmino, abordou a temática “Modelagem Estatística, Simulação e Otimização de Riscos: Aplicações”.

Na quinta-feira (26), aconteceu uma visita técnica à fábrica de calçados da empresa Grendene, no Crato. O doutor em Engenharia de Produção, Dálvio Ferrari Tubino, acompanhou a atividade externa e conheceu, com estudantes e professores, todo o parque fabril da empresa.

À noite, Tubino foi um dos palestrantes do segundo dia do evento. Na ocasião, ele apresentou a temática “Produtividade Industrial Alerta aos Pontos Básicos a Serem Considerados”.

Já Igor Miranda Pinto e Sandro Valério de Souza Cabral fecharam, respectivamente, os três dias de evento com as palestras “Pavimento de Eventos da Coca-Cola Brasil: o Processo Criativo de um Projeto de Arquitetura de Interiores” e “A relação entre a Engenharia Estrutural e a Arquitetura na Concepção de Edificações Contemporâneas”.