14/11/2018

Engenharias Civil e de Produção participam do 1º Summaê FAP

Alunos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção participaram, no último sábado (10), no auditório do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), do 1º Summaê FAP. Além de resolver cálculos, o evento propõe uma peculiaridade: cada participante deve usar um chapéu.

De acordo com o professor da FAP, Samuell Holanda, o evento foi criado pelo professor Ricardo Fragelli, da Universidade de Brasília, com o objetivo de transformar a sala de aula em um ambiente menos burocrático, mais lúdico e gamificado.

“Summaê é a junção da palavra ‘soma’ em latim com chapéus. Seria a representação de pessoas unidas para o estudo de um determinado assunto, mas todas usando chapéu”, explica o professor Samuell Holanda.

O 1º Summaê da FAP trabalhou, de forma lúdica e interativa, o conteúdo Equilíbrio de Corpos Rígidos, da disciplina Mecânica Geral, aplicada nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção.

No roteiro, as equipes abusam da criatividade com vídeos de desafios a serem resolvidos. O chapéu e o vídeo mais engenhoso foram selecionados por uma banca avaliadora formada por colaboradores e professores da FAP. Além dessas categorias, também foi premiado o participante com mais acertos na resolução das questões propostas.

Diogo Sedrim, acadêmico de Engenharia Civil, foi o campeão do Summaê 2018. Michelli Novais, do mesmo curso, foi a eleita com o melhor chapéu. Já prêmio de melhor vídeo ficou com “O desafio do Bispo Samuell”, produzido pelos alunos Dionathan Vieira, Pedro Ancelmo, Priscila Oliveira e Yasmin Stepfanny, todos do curso de Engenharia de Produção.