28/11/2011

Nota de esclarecimento sobre o IGC da FAP

A FAP reforça que as inscrições para o vestibular 2012 permanecem abertas

O MEC publicou uma nota equivocada do IGC da FAP, divulgada pela imprensa. Analisando o IGC e os indicadores utilizados, verificamos erros nos dados e no cálculo da nota, a qual em nada reflete a realidade. O equívoco começou em 2006 quando foi gerado um conceito ENADE de um curso da FAP a partir de um único aluno concluinte, quando à época do exame havia apenas alunos ingressantes.  O erro prosseguiu quando na composição do conceito deste mesmo curso em 2009 não foram computadas as quantidades corretas dos professores com titulação de mestrado e os regimes de contratação dos mesmos, gerando uma nota 2. O IGC tão divulgado na mídia é resultado desta nota. Decorre também que o IGC divulgado em 18/11/2011 corresponde às notas do ENADE do ano de 2010 dos estudantes dos cursos apenas da área da saúde, e a FAP não possui cursos na área da saúde, portanto outro erro. O IGC - Índice Geral de Cursos, não pode ser calculado a partir da nota de um curso, como foi feito, este é o principal equívoco. A FAP possui dois outros cursos que ainda não possuem nota ENADE, portanto não entraram na composição do IGC. A nota correta do IGC da FAP deve ser Sem Conceito, pois não existem condições ainda, de auferir o Índice Geral de Cursos da FAP. O IGC a partir do ENADE de um único curso fere os princípios constitucionais da isonomia e da razoabilidade, que um curso sozinho não reflete a realidade de todos os cursos de uma faculdade.

A FAP é uma IES balizada na qualidade do ensino e acredita verdadeiramente que o princípio básico da formação dos profissionais que estão sendo preparados para o mercado de trabalho passa por infra-estrutura adequada, investimento em novas tecnologias, bons professores e atualização com as tendências de cada área profissional. Como resultado desses investimentos, conquistamos Conceito Institucional (CI) nota 4,0 no recredenciamento (a maior nota do estado e a única do Cariri) em uma visita in loco de avaliadores do MEC; reconhecemos os cursos de Administração, Sistemas de Informação e Direito também com 4,0, cuja nota máxima é 5,0. Temos a aprovação da OAB na autorização e no reconhecimento do curso de Direito (pareceres favoráveis) e obtivemos a nota máxima em infra-estrutura, responsabilidade social, comunicação, organização e gestão (nota 5,0) nas avaliações recebidas.

A FAP é uma das instituições do estado que mais aprova no Exame da Ordem; desenvolve trabalhos de pesquisa e iniciação científica há quatro anos; realiza extensão e estágios através de seus núcleos práticos de aprendizagem (ADS, NexTI e NPJ); pratica responsabilidade social com empenho e forma seus profissionais com competência e profissionalismo.

Sabemos que todos os que trabalham e estudam na FAP se dedicam, são compromissados e envolvidos com o ensino e aprendizagem. Orgulhamo–nos deste diferencial!

Sabemos também que temos uma imagem sólida, construída com o trabalho dedicado de todos, e não será maculada por um conceito que não reflete a realidade, pois basta ensinar, trabalhar ou estudar na instituição para saber que ela possui foco no ensino de qualidade. Houve um grande equívoco e estamos tomando as providências no intuito de reverter esta situação, seja administrativa ou judicialmente.

A FAP reforça que as inscrições para o vestibular 2012 permanecem abertas e que continuará formando profissionais éticos e qualificados para o mercado de trabalho.

Fonte: Faculdade Paraíso do Ceará