20/03/2012

Tempo de reflexão e conversão

Estamos vivendo um tempo novo repleto de esperança e de sonhos que poderá se tornar realidade em nosso dia-a-dia. É o tempo oportuno para analisar nossas atitudes, refletir nossa postura e comportamento conosco e com o próximo. Tempo de ver e querer mudar para melhor nossa vida. Chamamos esse belo tempo de Quaresma.
 
A Quaresma é um tempo litúrgico em que a Igreja Católica Apostólica Romana nos oferece como momento de reavivar os quarenta dias que Jesus Cristo passou no deserto jejuando de comida e de bebida para mortificar a carne e domar as maiores tentações que provém da carne.
 
Quarenta dias com leituras que nos levam a refletir a caminhada do povo hebreu que estava escravizado pelo faraó no Egito e que peregrinou quarenta anos até chegar à terra prometida pelo Senhor nosso Deus. Quando a Igreja nos propõe o momento litúrgico chamado Quaresma, nos faz saber que estamos sujeitos às tentações do mal, assim como o próprio Jesus se submeteu ao demônio para nos mostrar que o nosso peregrinar torna-se uma jornada nesse mundo marcado pelas tentações e provações cotidianas.  São deixados para trás os sinais de encontro com Deus assim também como o esquecimento da necessidade de estarmos com Ele.
 
O Sacramento mais forte que nos leva à intimidade com o Senhor é o sacramento da confissão que nos faz humilhar a nossa humanidade diante de Deus misericordioso. Esse é o Deus que escuta o nosso ato de assumir e confessar as falhas que praticamos diariamente e, ao mesmo tempo, nos banha com seu perdão e nos reconcilia com o Deus Altíssimo! As confissões estão sendo esquecidas ou apagadas da nossa vida. Vivemos o frenesi diário e esquecemos de nos reconciliar com Senhor por nossos erros e falhas diante do nosso próximo. Logo, o homem vive o desleixo da fé ou o comodismo espiritual deixando com que o pecado crie crostas em nossa alma.
 
O outro sacramento fortíssimo para nós em todo o tempo e principalmente nessa caminhada quaresmal é o sacramento da Eucaristia. A Eucaristia é a forma mais próxima que o Senhor Jesus Cristo encontrou de estar pertinho de nós, ou melhor, dentro de nós “quem come minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (.......) É o sacramento de maior entrega do Filho de Deus à nós no seu Corpo e no seu Sangue, presença real de Deus entre os homens.  Sintam-se todos convidados a essa preparação para a Santa Páscoa que vem se aproximando. E lembramos que você é convidado para a confissão; uma perfeita comunhão.
 
Horários de confissões: Segundas, terças e quartas a partir das 18h30min na sala da Pastoral Universitária da Faculdade Paraíso - PUFAP.
 
Pe. Paulo César de Lima Andrelino
Capelão da FAP

Voltar