02/02/2013

Faculdade Paraíso obteve a maior nota do Ceará segundo avaliação do MEC

Periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal.

O Cariri abriga atualmente as melhores instituições de ensino superior - IES do Ceará. A média alcançada pelas instituições na avaliação do MEC é de grande importância para a Região, que a cada ano se destaca pela qualidade no Ensino Superior.

Na categoria de Instituições de Ensino Superior Privadas, a FAP aparece em primeiro lugar do estado, sendo o maior Índice Geral de Cursos (IGC) do Ceará, com média 4. A UFC, também com IGC 4, se destaca entre as públicas. Na planilha do IGC, em todo país, somente 8,9% das 2.136 instituições de ensino superior, obtiveram IGC 4 e apenas 1,3% alcançaram a nota 5 (das quais nenhuma no Ceará). Os conceitos variam entre 1 e 5, sendo considerado insuficiente qualquer conceito abaixo de 3.

Além disso, o curso de Sistemas de Informação da FAP alcançou a nota máxima (5) na avaliação do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), tornando-se o melhor do nordeste e terceiro melhor do Brasil. Resultados que confirmam a qualidade de ensino da instituição, que vem ganhando visibilidade e alcançando os melhores resultados na região e no estado.

Banner IGC

A FAP comemora os índices obtidos na avaliação, e a direção agradece à comunidade acadêmica. “A FAP tem a sensação de dever cumprido, e, além disso, considera o resultado um motivo de orgulho para o Cariri, já que as duas melhores IES do Ceará estão em Juazeiro do Norte. Esse resultado é excelente para a região”, revela o Diretor João Luís Fiúsa.

Os dados completos da avaliação do ensino superior realizados pelo Ministério da Educação podem ser consultados no site do MEC: http://emec.mec.gov.br/

Saiba mais sobre o IGC e o ENADE

O cálculo do IGC - Índice Geral de Cursos - inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Cursos e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições.

O ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos concluintes e condição indispensável para a emissão do diploma. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal.

Fonte: Faculdade Paraíso do Ceará