13/05/2013

Workshop: Usabilidade e Experiência do Usuário: projetando sites/sistemas com qualidade

Local: Faculdade Paraíso - Juazeiro do Norte, Ceará (dia 20 de maio).

O Workshop será ministrado por:
 
Horácio Soarespalestrante, pesquisador e consultor em experiência do usuário, acessibilidade, usabilidade e Web Standards.
 
2) Informações:
 
Data: 20/05/2013 - segunda-feira
Duração: 8h (das 8h30m às 17h30m)
Investimento: R$ 100,00 (cem reais)
 
3) Público-alvo:
 
Designers, desenvolvedores, analistas, editores, gerentes de projeto responsáveis por conduzir e/ou contratar projetos Web e outros profissionais envolvidos na contratação, planejamento, atendimento, arquitetura, criação, desenvolvimento, testes e manutenção de projetos Web.
 
4) Material Didático:
 
- Pen drive com as apresentações, vídeos e exercícios.
- Grupo exclusivo no Facebook.
- Certificado.
 
5) Inscrições:
 
Para inscrições e informações, envie e-mail para:
 
 
Informando nome completo do(s) aluno(s), telefone, cidade e se a inscrição é de pessoa física ou jurídica.
 
Telefone de contato: (21) 9925-5404
 
6) Conteúdo programático:
 
6.1) Introdução
 
- O que é Experiência do Usuário e por que ela é estratégica para o seu negócio?
- O que os clientes/usuários e as empresas precisam?
- Como identificar e resolver os problemas dos clientes/usuários?
 
6.2) Estratégia e inovação
 
- A importância de identificar o ALVO certo.
- Definição dos objetivos e metas da empresa com o projeto.
- Modelagem participativa e uma investigação baseada em perguntas.
- Briefing: sugestão de um modelo baseado em perguntas.
- Identificação das necessidades do público alvo.
- Pesquisas com usuários (investigação através de entrevistas, técnicas de etnografia)
- Objetivos da empresa X necessidades das pessoas.
- Os elementos da experiência do usuário: design centrado no usuário (The Elements of User Experience).
- Processo criativo: pensamento lateral (lateral thinking).
- Exemplos de soluções criativas para resolução de problemas.
 
6.3) Design
 
- O que design e qual é a sua importância?
- Design centrado no usuário
- Design participativo e colaborativo
- Leis da simplicidade.
- Convenções de design de interface para desktop e mobile.
 
6.4) Usabilidade
 
- O que é usabilidade?
- Atributos, metodologias e técnicas.
 
6.5) Arquitetura da informação e Web Writing
 
- O que é AI e Web Writing e o desafio da simplicidade.
- Sistemas de organização, rotulação, navegação e busca.
- Escrever: a arte de cortar palavras.
- Estudo de caso.
 
6.6) Prototipação
 
- Prototipação em papel.
- Wireframe.
- Protótipos estáticos e interativos
- Ferramentas de prototipação
Prática: prototipação em papel e construção de wireframe.
 
6.7) Avaliação de interfaces (presenciais e a distância)
Métodos com usuários:
 
- Entrevistas e questionários
- Eye Tracking
- Card Sorting
- Teste de usabilidade tradicional, teste rápido e teste remoto.
- Teste A/B, 5 segundos, First click test, teste de compreensão (comprehension tests), Valor (Inherent Value Test) e Catalog.
Prática: Card Sorting, teste de usabilidade, First click test e teste dos 5 segundos.
 
6.8 - Métodos sem usuários:
- Checklist
- Web Analítica
- Avaliação Heurística
 
6.9) Acessibilidade e Design Universal
 
- Principais técnicas e recomendações
- Avaliações automáticas e manuais
Prática: avaliações automáticas.
 
6.10) UX Mobile
 
- Vantagens e desvantagens do design mobile.
- Os caminhos do design mobile (CSS handheld, design responsivo, site otimizado para mobile e apps nativas e hibridas).
- Prototipação e testes com usuários.

Fonte: Coordenação da Pós-Graduação e Pesquisa

Voltar