11/06/2013

Cobertura televisiva sobre o VI Encontro de Iniciação Científica & V Encontro de Extensão da FAP - 2013

Um dos Coordenadores do evento, Prof. Dr. Cesar Cusin, afirma que o conceito de acessibilidade é muito confundido, pois quando se fala em acessibilidade, pensam logo em cadeirantes, cegos ou surdos, mas na verdade a acessibilidade atinge um público muito maior que são, por exemplo: os idosos que vão perdendo as habilidades e tem alguma dificuldade com o mouse, para quem tem Mal de Parkinson, para pessoa que está utilizando seu dispositivo mobile na rua e o reflexo do sol impacta na tela. Você, temporariamente pode ter uma necessidade especial, você pode quebrar um braço, enfim, você pode ter uma necessidade temporária, então acessibilidade atende todas as pessoas, então esse é o conceito correto de acessibilidade.
 
No primeiro dia do VI Encontro de Iniciação Científica e V Encontro de Extensão da FAP abordou a temática de Acessibilidade e trouxe artigos dessa área e de outras áreas também. O interessante é que na primeira noite nós trouxemos uma psicóloga cega, a Lêda Lúcia Espelta do “Acesso Digital” que falou o porque da acessibilidade, o que nós temos a ver com isso, aonde ela impacta, porque que a gente deve fazer. Foi uma palestra de sensibilização para que as pessoas pensassem de outra forma a acessibilidade, não da forma como todo mundo pensa. Foi muito bacana que ela atingiu esse objetivo com muita propriedade.
 
No segundo dia tivemos uma mesa redonda com a Profª. Drª. Vanda Leitão que trabalha com surdos na UFC de Fortaleza e o Prof. Dr. Roberto Bolonhini da Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo, que também trataram o tema da parte legal dos direitos das pessoas com necessidades especiais.
 
No último dia quem esteve conosco foi o especialista em web, Reinaldo Ferraz, do W3C, que abordou um pouco da parte técnica de como tornar o conteúdo informacional acessível, então foram três noites com palestras e uma mesa redonda muito interessante. Paralelo a isso, o nosso evento teve também as apresentações dos artigos, dos pôsteres. E no último dia, na quarta-feira, dia 22, foi muito interessante, pois nós demos início ao GT (Grupo de Trabalho) de Acessibilidade, que contou com a participação da comunidade, inclusive pessoas com deficiências, cadeirantes, cegos, e também alguns órgãos públicos e assumimos alguns compromissos em relação à cidade de Juazeiro do Norte, que nós vamos cumprir. Nós teremos reuniões agora virtuais, mensais para tomar as devidas atitudes em cima do compromisso que assumimos.
 
O balanço que eu faço desse evento é que ele foi muito positivo, eu acho que o nosso objetivo era sensibilizar e conscientizar o pessoal. Sensibilizar, eu tenho certeza. Conscientizar, eu espero que todo mundo tenha comprado essa ideia, essa bandeira que a FAP vem adotando e vem mostrando essa postura. A FAP se posicionou como uma faculdade acessível e estamos lutando por isso. Temos muito a aprender, muito a fazer, mas é uma posição nossa. A FAP hoje é uma instituição acessível!
 
Veja algumas reportagens do evento:
 
Bom Dia CE - 20/05/2013
 
CE TV 1ª Edição - 21/05/2013
 
TV Verde Vale - 21/05/2013
 
TV Verdes Mares - CE TV - 22/05/2013
 
TV Verde Vale - 22/05/2013

Fonte: Coordenação da Iniciação Científica

Voltar