02/04/2019

FAP sedia seminário para discutir combate à violência contra a mulher

A Faculdade Paraíso do Ceará recebeu, na última sexta-feira (29), o 1º Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Cariri, um evento promovido pela Defensoria Pública do Estado do Ceará em parceria com a FAP.

De acordo com o defensor público Rafael Vilar Sampaio, titular do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) do Cariri, o evento tem o objetivo de fazer a educação de direitos e alertar a sociedade e a comunidade acadêmica.

“É muito importante que os estudantes e profissionais estejam sensibilizados com o tema e compreendam a importância dessa discussão”, afirma o defensor público.

Na ocasião, Rafael apresentou dados preliminares das violências diagnosticadas pelo Nudem. Uma dessas estatísticas, por exemplo, mostrou que 97,1% dos filhos das vítimas pesquisadas presenciaram cenas de violência doméstica.

Para o defensor, é importante que a temática seja discutida desde cedo nas escolas. “Não se resolve o problema da violência contra a mulher encarcerando [o agressor]. Só resolve indo para dentro das escolas e fazendo uma educação preventiva. O encarceramento é uma medida de proteção, mas não é a resolução”, alerta Rafael Vilar.

A advogada Carolinne Castro, tesoureira da OAB e integrante da Comissão da Mulher Advogada de Juazeiro do Norte, destacou as ações desenvolvidas e conquistas, como a aprovação pelo plenário do Conselho Federal da OAB de uma súmula para tornar casos de agressão e violência contra a mulher em fatores impeditivos para o ingresso nos quadros da entidade.

“Queremos deixar a marca em nossa gestão pela luta de uma maior representatividade da mulher advogada. Queremos inserir, cada vez mais, as mulheres na sociedade para que elas possam e tenham o valor que elas merecem ter na nossa sociedade”, disse a advogada.

Já a professora Priscila Ribeiro, docente dos cursos de Direito e Psicologia da FAP, apresentou as atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Extensão sobre Gênero, Geração e Direito. A campanha Basta de Violência foi uma das ações de extensão realizadas pelo grupo nos dias 16 e 17 de março, no Cariri Garden Shopping.