03/12/2013

Tribunal de Justiça firma convênio para instalar JECC na Faculdade Paraíso de Juazeiro do Norte

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, assinou, nesta segunda-feira (02/12), convênio com a Faculdade Paraíso do Ceará (FAP/CE), com sede em Juazeiro do Norte, distante 493 km de Fortaleza. O convênio possibilitará a instalação de um Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) dentro da instituição, que funcionará como Núcleo de Prática Jurídica para os alunos do curso de Direito.

TJ firma convênio para instalar JECC na FAP

Com isso, o JECC que funcionava no Fórum de Juazeiro será transferido para a Faculdade. No lugar do Juizado será instalada, até o dia 13 de janeiro de 2014, mais uma unidade jurisdicional,a 3ª Vara Cível.

TJ firma convênio para instalar JECC na FAP

O presidente do TJCE destacou a iniciativa como "uma experiência pioneira no Interior do Estado, que será muito importante para os estudantes, corpo docente e sociedade". O desembargador ressaltou ainda a intenção de estender o convênio para outras regiões do Interior.

TJ firma convênio para instalar JECC na FAP

A instituição de ensino irá disponibilizar infraestrutura necessária para a instalação do Juizado. A prestação jurisdicional será oferecida em dois turnos para todos os tipos de atendimento realizados pelos JECCs.

O vice-presidente do Tribunal, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, também falou sobre a relevância da parceria para o desenvolvimento intelectual dos estudantes de Direito. "É nesse espaço que eles iniciam caminhada para a prática da profissão, como escutar o jurisdicionado, redigir petições e prestar atendimento. São momentos eficientes e úteis para o estudante aprimorar a vida acadêmica".

TJ firma convênio para instalar JECC na FAP

O desembargador Paulo Camelo Timbó, coordenador dos JECCs, disse que a instalação da unidade dentro da Faculdade servirá como uma oficina de trabalho para os discentes, sendo de fundamental importância para a carreira de todos.

O diretor da Faculdade Paraíso, João Luís Alexandre Fiúsa, agradeceu o voto de confiança por meio da parceria e disse que "a unidade vai servir para que os alunos aperfeiçoem o conhecimento e possam, no futuro, contribuir com a sociedade".

Presentes também à reunião de assinatura do convênio o corregedor geral da Justiça, desembargador Francisco Sales Neto, o juiz titular do JECC, Giacumuzaccara Leite Campos e o coordenador do curso de Direito da FAP, Giácomo Tenório Farias.

Leia esta notícia na íntegra:

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará