06/02/2014

Faculdade Paraíso é a Melhor Faculdade do Cariri por dois anos consecutivos, segundo avaliação do MEC

É também a única particular do Ceará que em 2012 e 2013 manteve o IGC 4 (os conceitos variam entre 1 e 5, e no Ceará nenhuma Instituição de ensino obteve nota 5)

A FAP mais uma vez confirma o seu elevado nível de qualidade em educação superior diante dos resultados do IGC (Índice Geral de Cursos) divulgados pelo MEC (Ministério da Educação). Pelo segundo ano consecutivo, a Instituição obteve a nota 4, na escala que vai de 1 a 5, ficando entre as 8% melhores instituições do país e mantendo-se ao lado de instituições públicas de peso, como a UFC.

INSTITUIÇÃO (IES) CATEG. IGC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) PÚBLICA 4
FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ (FAP) PRIVADA 4
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) PÚBLICA 3
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA) PÚBLICA 3
INST. FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE) PÚBLICA 3
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA) PÚBLICA 3
Fonte: Ministério da Educação e Cultura | emec.mec.gov.br

A FAP, com este resultado, confirma o melhor resultado do Cariri por dois anos consecutivos. Esse resultado é de grande importância para a região, pois traz para o interior os grandes resultados do estado, antes circunscrito à capital, e destaca o Cariri pela qualidade no Ensino Superior.

Dentre todas as universidades, centros universitários e faculdades do país, num total de 2.172 instituições, a FAP se destaca em 177º lugar na lista geral, o que representa estar entre 8% das melhores instituições de ensino superior do Brasil. Por outro lado, se consideradas apenas as 1.930 instituições particulares, sua posição sobe para 115ª colocação.

Banner IGC 4

A FAP comemora os índices obtidos na avaliação, por isso a Direção agradece aos alunos, professores, colaboradores e à sociedade pela confiança no trabalho realizado. "Ficar entre as melhores do país confirma que com comprometimento, seriedade e foco na excelência, os resultados aparecem. Este resultado é motivo de orgulho para o Cariri, já que repercute positivamente na qualidade dos profissionais da região", revela o Diretor Geral João Luís Fiúsa.

Os dados completos da avaliação do ensino superior realizada pelo Ministério da Educação podem ser consultados no site do MEC: http://emec.mec.gov.br/

Saiba mais sobre o IGC e o ENADE

O cálculo do IGC - Índice Geral de Cursos - inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Cursos e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições.

O ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos concluintes e condição indispensável para a emissão do diploma. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal.

Fonte: Faculdade Paraíso do Ceará