03/12/2014

Texto do Natal 2014

Há um momento para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu.

(Ecle 3,1)

O ano de 2014 foi marcado por tantos momentos históricos em nossa vida. Lembrar, por exemplo, do primeiro dia de aula, assim também como o último do semestre. Todos trazem um pouco de marcas indeléveis na trajetória de nossa caminhada de universitários. Passaram-se tantas datas importantes que é quase impossível esquecer.

O final do ano já começa a chegar e com ele se apresentam duas datas de grande valor cristão: a primeira, conhecida por Advento, é a festa litúrgica da Igreja que abre para nós um novo ano no calendário cristão, é um período que nos remete a uma reflexão em preparação para o Natal. A cor roxa utilizada nessa data nos proporciona uma mistagogia penitencial que precisamos sempre nos permitir, para não perdermos a graça do arrependimento; no Natal, somos impelidos pelo espírito de amor e de solidariedade, tomados em um estado de graça tamanha que a necessidade de fazermos o bem aumenta gradativamente, o coração sente a necessidade de expressar o mais belo de todos os sentimentos: o amor.

A espera do nascimento do menino Jesus foi e continua sendo a espera de todo um povo que anseia por libertação. Deus se faz carne no meio dos seus, trazendo uma esperança de um mundo renovado e repleto de amor. Nessa data também nos permitimos rever o ano que está quase no final e entender que como os dias passam, nós também passamos. Quantas pessoas nos deixaram durante esse ano que caminha para o final? Quantas também entraram em nossa vida? É uma data marcada por chegadas e partidas.

Que esse Natal não seja uma festa consumista de inúmeras buscas materiais, alimentando o comércio com as necessidades "sem necessidades", fazendo da data do nascimento do Salvador um dia qualquer aonde posso comprar para satisfazer algo que muitas vezes nem sei o que seja.

Não nos permitamos fazer como os judeus que fecharam as portas para Maria que estava prestes a dar à luz ao seu filho Jesus. Ao contrário, acolhamos sem medo o Emanuel – Deus conosco que quer habitar e fazer morada em nosso meio. Deixemos o nosso coração cantar com o júbilo, assim como os anjos cantaram no nascimento de Jesus: "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade".

Que 2015 venha repleto de muitas bênçãos e que possamos nos permitir senti-las; que Deus todo poderoso possa nos acompanhar mais um ano em busca de nossas conquistas.

Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Fonte: Pastoral Universitária