04/06/2019

Alunos de Engenharia Civil acompanham processo de produção do cimento Apodi

A Companhia Industrial de Cimento Apodi – presente nas mais importantes obras de infraestrutura do Norte e Nordeste – recebeu no último dia 22 de maio, uma visita técnica com alunos do curso de Engenharia Civil da Faculdade Paraíso do Ceará – FAP.

Conduzida pelo professor Dirceu Tavares, a atividade aconteceu no município de Quixeré (CE), na região do Vale do Jaguaribe, onde está localizada uma das fábricas do cimento Apodi.

De acordo com o docente, há no mercado nacional – em maior quantidade para comercialização – sete tipos de cimento, cada um com características que podem influenciar na resistência do concreto.

“Eventualmente, podem ocorrer problemas com relação a resistência do concreto e cabe ao engenheiro evitar isso. Porém, se ocorrer essa baixa resistência, o processo de investigação deve eliminar as possíveis causas”, explica Tavares.

Com o intuito de transmitir mais conhecimento e confiança aos futuros profissionais, os alunos acompanharam o processo de extração e controle de qualidade da matéria-prima para fabricação do cimento; o sistema de produção e o controle de qualidade do cimento depois de fabricado.

“O que foi visto na teoria em sala de aula complementou-se com o que vimos na visita: o insumo cimento tem um alto controle de qualidade na fabricação. Com isso, os futuros profissionais terão mais confiança ao especificar o tipo de cimento para a obra”, justifica o professor.