14/06/2019

Game of Thrones é tema do 2º Summaê da FAP

Com a proposta de desconstruir a sala de aula convencional, tornando o ambiente mais democrático, lúdico, criativo, descontraído e colaborativo, a Faculdade Paraíso do Ceará realizou neste mês de junho, o 2º Summaê. O termo é a junção da palavra “summae” (do latim, somas) com o acento circunflexo “^” e representa o encontro de pessoas para o estudo de um determinado conteúdo, todas usando chapéus.

Com o tema Game of Thrones, a segunda edição é uma atividade da disciplina de Mecânica Geral, dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção. “É um espaço que se discute a Engenharia de uma forma gamificada, onde professores e estudantes podem mostrar outras competências que a sala de aula, por vezes, não permite”, explica o professor Samuell Holanda.

Além da disputa pelo chapéu mais engenhoso, os estudantes desenvolveram vídeos propondo questões para resolução. Uma banca de professores e colaboradores da instituição ficou responsável pela análise e escolha dos melhores chapéus e melhores vídeos.

“O processo ensino-aprendizagem acaba sendo favorecido quando existe uma estratégia planejada que visa reduzir níveis percebidos de ansiedade, construindo um ambiente que seja emocionalmente propício para favorecer o engajamento e uma melhor interação professor-aluno e aluno-aluno”, acrescenta o docente.

A premiação ficou dividida em três categorias: campeão, melhor chapéu e melhor vídeo. Os vencedores receberam medalhas, canecas, almofadas personalizadas com o tema do evento e pontuação na disciplina.

Campeão do Summaê: Antonio Diego Filgueira Sampaio
Melhor Chapéu: João Paulo Tavares Saraiva
Melhor Vídeo: Ígor Vieira Feitosa / Francisco Arnaldo de Lima Torres Júnior / Paulo Jessé Araújo de Andrade
Link do Vídeo: https://youtu.be/-LqeYu_azPo