29/09/2015

Professora FAP é agraciada na 10ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

A professora Mestra Nayara de Lima Monteiro do curso de Direito foi agraciada na categoria “Mestra e Estudante de doutorado” da 10ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. A cerimônia de entrega aconteceu no último dia 22 de setembro, no Hotel Nacional, em Brasília (DF). O Prêmio integra as ações do Programa Mulher e Ciência, uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Educação (MEC) e a ONU Mulheres. O Prêmio tem como objetivos estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país, contemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos; e sensibilizar a sociedade para tais questões.

Professora FAP é agraciada na 10ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Foram R$ 176 mil de premiação em dinheiro e laptops com impressoras multifuncionais. No total, foram premiados 43 trabalhos entre os mais de 2,5 mil inscritos. Foram escolhidas 24 redações na categoria Estudante do Ensino Médio; 13 projetos pedagógicos na categoria Escolas Promotoras da Igualdade de Gênero; dois artigos científicos na categoria Estudante de Graduação; dois trabalhos na categoria Mestre e Estudante de Doutorado; e outros dois na categoria Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado. Este ano o certame recebeu 2527 inscrições sendo 304 da categoria Estudante de Graduação; 404 da categoria Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado; 213 da categoria Mestres e Estudante de Doutorado; 1495 da categoria de Estudante de Ensino Médio e 111 da categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero.

A entrega foi feita pela ministra da SPM/PR, Eleonora Menicucci, pelo presidente do CNPq, Hernan Chaimovich, pela representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman e pela secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Rose Scalabrin.

A professora Mestra Nayara de Lima Monteiro, atualmente a frente das disciplinas de Direito Internacional Público e Privado do curso de Direito da FAP-CE, destaca a importância do prêmio: “O prêmio construindo igualdade de gênero é uma iniciativa importante para os/as que estão começando a pesquisarem e escreverem sobre feminismos e a questão de gênero, pois possibilita o despertar da sensibilidade de nós estudantes para lermos o mundo a partir da perspectiva de gênero, com o fim de mudarmos nossa realidade tão patriarcal e excludente”. Ela ainda menciona que o seu artigo premiado de título “A construção da transversalidade da perspectiva de gênero no Mercosul: alcances e limitações a partir das relações de poder” derivou da sua pesquisa de dissertação do curso de Mestrado em Relações Internacionais.

A professora ainda ressalta que para os/as que se interessarem em acessar o conteúdo dos trabalhos científicos e redações agraciados com o prêmio, o livro com todas as publicações já se encontra na Biblioteca João Paulo II da FAP. Como também, para os/as que tiverem interesse em assistir a cerimônia na íntegra, onde a professora participou com uma fala representando todos/as os/as agraciados/as do prêmio, pode-se acessá-la neste link: www.youtube.com/watch?v=P4hoYQWWT84

Para conferir a lista completa dos/as agraciados/as, aqui www.igualdadedegenero.cnpq.br/igualdade.html

Confira todas as imagens

Fonte: Faculdade Paraíso do Ceará

Voltar