07/12/2015

Professora da FAP é aprovada em Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense

Helayne Candido Pereira, professora da disciplina Teoria Geral do Estado e Ciência Política da Faculdade Paraíso foi aprovada em Doutorado da Universidade Federal Fluminense (UFF). Com a pesquisa "Direitos Territoriais e Especulação Imobiliária: um estudo acerca dos discursos jurídicos do conflito socioambiental no Quilombo do Paratibe-PB", a docente continuará sua análise sobre os impactos de projetos de desenvolvimento em comunidades tradicionais e os conflitos socioambientais causados a partir desses impactos.

Helayne vem produzindo o estudo desde seu mestrado em Desenvolvimento Regional pelo programa de Pós-Graduação Interinstitucional em Desenvolvimento Regional entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A pesquisa contou ainda com um período de estudo na modalidade intercambista no Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Ippur), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Após defender sua dissertação, Helayne voltou a Juazeiro do Norte, sua cidade natal, e passou a fazer parte do quadro de professores da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP). Com início do doutorado marcado para o segundo semestre de 2016, ela será orientada pelo Prof. Dr. Napoleão Miranda, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da faculdade de direito da UFF, único do país a manter interdisciplinaridade entre Direito e Sociologia, promovendo pesquisas em conflitos socioambientais, um tema novo e urgente no Brasil.

Prof.ª Helayne Candido Pereira

Fonte: Faculdade Paraíso do Ceará