11/04/2016

TJCE assina convênio com a FAP

Na última sexta-feira, 8 de abril, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) firmou convênio com a Faculdade Paraíso do Ceará (FAP). A iniciativa é para ampliar as ações dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) do interior para atender às mudanças do novo Código de Processo Civil (CPC).

O desembargador Gladyson Pontes, supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJCE, presidiu a solenidade representando a presidente do Tribunal de Justiça TJCE, desembargadora Iracema do Vale. Durante a fala, o desembargador destacou que o judiciário será responsável por fiscalizar e analisar o funcionamento das extensões dos centros. "Não tem como realizar as atividades de conciliação e mediação só no ambiente do Fórum. Se não tivesse essa parceria, seria difícil atender à nova ordem processual", salientou.

Agora serão programados os cursos de mediação e conciliação que irão atender às instituições conveniadas. O juiz Carlos Henrique de Oliveira, coordenador do Nupemec, explica que o treinamento é teórico-prático. "A etapa teórica é de 55 horas, dividida em educação a distância e aulas presenciais com instrutores do Núcleo. Em seguida, vem a prática. São 60 horas supervisionadas pelo juiz coordenador do respectivo centro", esclareceu.

Para o professor João Luís Fiúsa, diretor geral da Faculdade Paraíso, o convênio é importante para os alunos e vai beneficiar toda a sociedade. "É preciso criar a mentalidade da mediação e da conciliação para evitar a litigiosidade. Isso vai possibilitar um melhor funcionamento do Judiciário", reconheceu.

TJCE assina convênio com a FAP
TJCE assina convênio com a FAP

Fonte: Faculdade Paraíso do Ceará

Voltar