09/09/2019

12ª Semana de Iniciação Científica destaca produção da Ciência e da Tecnologia no Ceará

Com o tema “Ceará: Terra da Luz, da Ciência e da Tecnologia”, a Faculdade Paraíso do Ceará (FAP) realizou, de 4 a 6 de setembro, a 12ª Semana de Iniciação Científica. A temática tem a finalidade de discutir a produção cearense na área científica, histórica e política, na formação da sociedade local e nacional, passando pelas relações sociais, economia, organização das normas legais, tecnologia, políticas públicas, produção artística e também cultural.

“Nas últimas décadas, o Ceará tem se transformado numa terra de Ciência e Tecnologia. Nossos pesquisadores têm conquistado prêmios, desenvolvido tecnologias e ampliado o conhecimento científico. Esse encontro se propõe, exatamente, a apresentar grandes pesquisadores da história recente do Ceará”, disse o coordenador do Núcleo de Extensão e Atividades Complementares (Neac), professor Régio Quirino.

Em três dias, mais de 230 trabalhos científicos foram apresentados e 31 minicursos e oficinas ofertados, além de palestras com pesquisadores gabaritados nas áreas da saúde, tecnologia de pavimentação e ciências jurídicas. Entre os convidados, o professor Leonardo Bezerra, idealizador de um procedimento inédito no mundo com a utilização da pele de tilápia para reconstrução do canal vaginal em mulheres que têm a síndrome de Rokitansky.

Palestras

Além do professor Leonardo Bezerra, a programação do evento contou com a participação da professora Lilian Gondim, que ministrou a palestra “Tecnologia no Ceará: Formulação de um Bioligante para Emprego em Pavimentação”. Já o professor Thiago de Holanda Altamirano apresentou a palestra “Trajetória interrompida”: Relatório do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência”.

Premiações

Na solenidade de encerramento, aconteceu a premiação dos melhores trabalhos de pesquisa e de extensão apresentados na 12ª Semana de Iniciação Científica. Os primeiros colocados foram laureados com netbooks. Já os autores das pesquisas classificadas em segundo e terceiro lugar receberam, respectivamente, impressoras e livros.

FAP, apaixonados por educação.

Voltar