10/08/2016

Em parceria com a FAP, a Justiça entrega novo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Juazeiro do Norte

No último dia 29 de julho de 2016, o Tribunal de Justiça do Ceará, em parceria com a Faculdade Paraíso do Ceará, inauguraram a mais novo CEJUSC- Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, no município de Juazeiro do Norte. É um novo capítulo no judiciário caririense, em busca da pacificação social, por meio da conciliação e mediação de conflitos. Na cerimônia de inauguração, se fizeram presentes: magistrados, defensores, promotores, servidores, advogados, professores e alunos da FAP, demais instituições de ensino, diretores e comunicadores da imprensa, além da presença do Desembargador Gladyson Pontes.

Até então, o CEJUSC funcionava no mesmo espaço que a 3ª vara cível do Fórum de Juazeiro do Norte, sob os cuidados da humana e determinada Dra. Samara de Almeida, também diretora do Fórum e coordenadora do CEJUSC. Segundo a magistrada, sem espaço adequado e com horário de atendimento reduzido, só era possível atender no máximo cerca de 120 audiências por mês, e agora com a nova unidade, reformada, mobiliada e com computadores doados pela FAP, o CEJUSC deve passar a atender uma demanda três vezes maior: aproximadamente 400 audiências por mês.

“É uma grande vitória termos a ampliação de audiências de 120 para 400 atendimentos num mês, apenas para começar. Graças ao compromisso do professor João Luís, diretor geral da FAP, e de toda sua equipe, o antigo espaço do Ministério Público foi ampliado e reformado. Agora temos no Fórum “o espaço” feito e pensado para o CEJUSC com secretaria, sala de pré-mediação, inclusive com espaço pra treinamento de professores e alunos que atuarão no centro, e três salas para audiências”.

A magistrada garante ainda, que mais do que um espaço físico, a nova unidade do CEJUSC é a realização de um sonho. “É o início de uma mudança, uma nova cultura, é uma representação de uma quebra de paradigma na solução de conflitos, esse novo CEJUSC em Juazeiro do Norte. Vale lembrar que nos Estados Unidos, conciliação e mediação em espaços assim, já são feitas há mais de 40 anos”.

Para o diretor geral da FAP, professor João Luís, o novo CEJUSC é o espaço onde, amparado pela legislação e com esforço da justiça, se buscará a pacificação social por meio de soluções alternativas de conflito, permitindo um melhor acordo para todas as partes envolvidas.

FAP, com você somos 10!

Confira todas as imagens