17/09/2016

IX Encontro de Iniciação Científica da FAP traz eleições como tema

Durante os dias 12 e 14 de setembro de 2016, alunos e docentes da Faculdade Paraíso do Ceará e muitos estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) compareceram ao IX Encontro de Iniciação Científica da FAP.

Ao som da banda Mutuco, formada por estudantes do curso de Música da Universidade Federal do Cariri, o auditório acolheu os participantes do evento. O professor Regio Ribeiro, coordenador do NEAC - Núcleo de Extensão e Atividades Complementares da FAP e integrante da comissão organizadora do evento, deu início à programação, que este ano teve como tema “Eleições para além do voto: as ciências a serviço da cidadania”. Ele explica que a escolha desta abordagem foi devido à proximidade das eleições de 2016, que acontecerão em outubro. “Nós somos habituados a pensar nas eleições somente com uma perspectiva jurídica, então este evento propõe pensar o voto sob um olhar mais amplo, como o da Administração, do Sistemas de Informação, da Engenharia e demais áreas acadêmicas”, ressalta.

IX Encontro de Iniciação Científica da FAP traz eleições como tema

Confira todas as imagens

A palestra “O Sistema Eletrônico de Votação e Apuração” foi conduzida por Carlos Sampaio, integrante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O público ficou atento às curiosidades e mitos sobre a segurança das urnas eletrônicas. O palestrante explicou, por exemplo, que os dispositivos de placa mãe não estão presentes nas urnas, o que garante a segurança contra hackers e fraudes.

A aluna Carla Alexandre, do 8º semestre de Direito da FAP, mostrou entusiasmo com os avanços eleitorais; como, por exemplo, a mudança ocorrida em janeiro no Estatuto do Deficiente, que agora não mais o considera incapaz de votar. “Muita gente alega a vulnerabilidade das urnas, então, quem não entende muito desta parte tecnológica, viu que não há esta possibilidade. É muito importante saber de todo este funcionamento”, avalia.

Segundo dia do encontro

A programação da terça-feira, 13 de setembro, ressaltou a “imagem pública dos candidatos”. O debate contou com a participação da servidora da Justiça Eleitoral e professora do curso de Direito da FAP, Patrícia Vieira e o convidado Paulo Eduardo Cajazeira, que é jornalista e tem pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Beira do Interior, de Portugal e atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Cariri, no curso de Jornalismo. O docente ressaltou a construção da representação do candidato durante o dia a dia e comparou com a representação da imagem desse mesmo candidato durante o período de propaganda eleitoral. “O candidato não é um produto, mas ele pode se tornar mercadológico se a proposta é vender esse entendimento para convencer o público, no caso, os eleitores. É preciso ficar atento e perceber essas entrelinhas, pois muitas características são modificadas.”, concluiu.

Encerramento do encontro

A programação da quarta-feira, 14 de setembro, último dia do evento, contou com uma tarde de apresentações de trabalhos científicos na sede da FAP; apresentações que iniciaram no dia anterior. Os avaliadores estavam atentos às apresentações dos alunos de graduação da Faculdade Paraíso e de outras IES (Instituições de Ensino Superior). Teve apresentação nas modalidades oral e pôster. À noite, o público lotou o auditório para participar da palestra de encerramento do IX Encontro de Iniciação Científica com o convidado do TRE, Antônio Sales Rios, que falou sobre “Estratégia, Planejamento e Gestão nas Eleições”. Agradecemos o empenho e participação dos docentes, alunos e de toda comissão organizadora, bem como das equipes de colaboradores da FAP que contribuíram para o sucesso do evento.

FAP, com você somos 10!!

Fonte: Faculdade Paraíso do Ceará