14/10/2019

4ª Cerimônia do Jaleco acolhe calouros dos cursos de Saúde

Os alunos ingressantes nos cursos de Saúde da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP) participaram, na última quinta-feira (10), da 4ª Cerimônia do Jaleco. A ocasião marca, simbolicamente, o ingresso desses calouros na academia das ciências da saúde.

Na cerimônia, os novos alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia foram recepcionados pelos coordenadores de curso, vestiram a peça branca e prestaram um juramento adaptado para cada área.

De acordo com o coordenador do curso de Fisioterapia da FAP, professor Fábio Bezerra, o jaleco é um traje indispensável para a prática profissional, uma peça fundamental para aqueles que são comprometidos com o bem-estar do outro.

“É o momento no qual eles usam a vestimenta tradicional característica das profissões de saúde, ocasião que reflete e inspira acerca da responsabilidade do cuidado com a vida humana”, justifica o docente.

Dia do Farmacêutico e Dia do Fisioterapeuta

Para celebrar o Dia do Farmacêutico (25 de setembro) e o Dia do Fisioterapeuta (13 de outubro), a 4ª Cerimônia do Jaleco promoveu também duas conferências. A fisioterapeuta Jaqueline de Medeiros ministrou a palestra “Residências em Saúde: uma nova opção de formar profissionais para o SUS”. Já o professor Vanderval Oliveira apresentou um panorama geral sobre a utilização de Cannabis em diversas patologias durante a palestra “Uso da Cannabis medicinal: uma abordagem multidisciplinar”.