14/06/2017

“Seminário Mandato Parlamentar” reúne vereadores da Região Metropolitana do Cariri na FAP

No último dia 31 de maio, a Faculdade Paraíso do Ceará realizou o “Seminário Mandato Parlamentar e Controle Popular: um Estudo de Caso na Região Metropolitana do Cariri”. O evento trata-se da conclusão de uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2016 junto às câmaras de vereadores da Região Metropolitana do Cariri (RMC) e possui, como público-alvo, os vereadores dos nove municípios que compõem a RMC, advogados que atuam junto à sociedade civil organizada e os estudantes do curso de Direito da FAP. Durante o evento foram apresentadas duas palestras: O Papel do Parlamentar, proferida pelo professor Dr. Felipe Albuquerque (UFC); e Avaliação Parlamentar, apresentada pela professora Dra. Fernanda Afonso (FAP). O seminário contou ainda com a presença da Diretora Acadêmica FAP, Profa. Ana Luísa Gondim, além da colaboração das professoras Kristal Moreira e Monike Feitosa.

A pesquisa realizada teve como objetivo colher subsídio para a construção de um Sistema de Avaliação Parlamentar que permitirá à sociedade avaliar o desempenho dos parlamentares sejam eles senadores, deputados federais, deputados estaduais ou vereadores. Para a proponente da ação, Dra Fernanda, “Essa avaliação será importante porque a população poderá acompanhar o desempenho do seu representante e, assim, os eleitores poderão escolher aqueles que honraram com o compromisso assumido e atuaram em favor da coletividade”, destaca.

Para a Dra. Fernanda, que também coordena o Mestrado em Direito da FAP, este é o primeiro evento de uma série a ser realizada em outras regiões do Ceará. A docente reitera a importância de ações dessa natureza. “A troca de informações em eventos como este é muito importante porque os vereadores têm a oportunidade de trocar experiências, compartilhar suas dificuldades e, juntos, buscarem soluções para que possam exercer seus mandatos em favor da sociedade”, conclui.

FAP, compromisso com você.

Confira todas as imagens

Fonte: Faculdade Paraíso do Ceará