09/07/2018

Professor e aluno da FAP publicam pesquisas em revistas científicas

Dois artigos produzidos por um aluno e um professor da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP) foram aprovados, recentemente, para publicação em revistas científicas norte-americanas. O resultado reforça um dos tripés de sustentação da FAP: a pesquisa, que é aliada ao ensino e a extensão.

O professor Paulo Pinheiro, do curso de Engenharia de Produção, escreveu com outros oito pesquisadores um artigo que trata sobre segurança computacional. “No artigo, agimos como a espiã na exploração de uma falha dos sistemas de comunicação quântica ligada ao receptor das informações”, explica o docente sobre o estudo que será publicado na revista Optics Express, pertencente a Optical Society of America.

Já David Cruz, aluno do sétimo semestre de Engenharia Civil realizou uma pesquisa, com o auxílio dos professores Akiro Meneses e Paulo Pinheiro, sobre viabilidade do uso de energia solar no semiárido brasileiro para pessoas com um consumo médio de energia. O trabalho será publicado na revista Modern Environmental Science and Engineering (Ciência Ambiental Moderna e Engenharia – em Língua Portuguesa).

“Foi estimado o valor que uma pessoa economiza ao utilizar painéis solares, o tempo de retorno do investimento e a contribuição ecológica disso, já que, no Nordeste, praticamente metade da energia é gerada por usinas termoelétricas”, explica o estudante sobre a metodologia utilizada na pesquisa.

FAP, apaixonados por pesquisa.

Fonte: Faculdade Paraíso do Ceará