14/12/2018

Dúvidas e informações sobre a campanha “O amor corre nas veias”

Para doar sangue, é preciso estar atento a algumas condições básicas: Estar saudável, pesar acima de 50kg, ter dormido pelo menos 6 horas nasúltimas 24 horas, estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação, ter entre 16 e 69 anos (com a primeira doação até 60 anos), apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial (documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, reservista ou passaporte).

Os candidatos com idade de 16 e 17 anos devem apresentar o Termo de Consentimento assinado pelo responsável.

Dúvidas e informações sobre a campanha O amor corre nas veias

1. Doar sangue é seguro?

Sim, doar sangue é totalmente seguro. Não há nenhum risco de contaminação durante a doação de sangue, pois todos os materiais utilizados para doação de sangue são descartáveis e de uso único.


2. A quantidade de sangue coletada a cada doação vai afetar minha saúde?

Não. O volume coletado não ultrapassa 10-15% da quantidade de sangue que o doador possui. Esse volume é reposto em até 24 horas após a doação.


3. Quanto tempo leva para o organismo repor o sangue doado?

O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação.


4. Serei avisado se houver alteração no resultado dos exames com o sangue que doei?

O doador será comunicado em caso de alteração nos resultados dos exames realizados para orientação e/ou coleta de nova amostra.


5. Quem tem tatuagem pode doar sangue?

Sim, desde que tenha feito a tatuagem há mais de um ano.


6. Grávidas podem doar sangue?

Não, mas após o período gestacional, em casos de parto normal, a mulher pode doar depois de três meses; em caso de cesariana, após seis meses. Se estiver amamentando, a mulher deve aguardar 12 meses após o parto.

Fonte: Faculdade Paraíso do Ceará

Voltar