25/04/2019

Estudantes da FAP têm projetos selecionados em programa que incentiva inovação

De olho no futuro, pensando em novos serviços, em formas de melhorar a vida das pessoas, quatro projetos de alunos da FAP estão entre os selecionados do programa de incentivo a startups do município de Juazeiro do Norte.

São ideias que surgiram nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e de Sistemas de Informação (SI), onde os alunos têm a oportunidade de aprimorar conhecimento, debater e desenvolver projetos voltados para inovação e empreendedorismo em Tecnologia da Informação (TI).

As ideias demonstraram viabilidade e, por isso, foram selecionadas. Em breve, podem virar negócios. Abaixo, um pouco de cada uma. Todas foram planejadas em forma de aplicativo para celular.

Mobility, uma forma de aproximar pessoas que gostariam de compartilhar carona ou mesmo companhia de volta para casa. Seria útil numa faculdade, numa empresa, com reflexos na sociedade: diminuiria o número de veículos nas ruas e reduziria a emissão de gases poluentes. O projeto foi desenvolvido por Caio Sonomura, de ADS, e Pablo de Oliveira, de SI.

Integrantes do projeto Mobility

XPetX, que tem como objetivo encontrar um parceiro para animal de estimação. É uma espécie de aplicativo de relacionamento para cães e gatos. Num mundo cada vez mais pet, alguém tem dúvida do sucesso? Foi desenvolvido por Anderson Palmeira, Francisco Herculano, Leandro Brito e Rudá Torquato, todos alunos de SI.

Integrantes do projeto XPetX

BurAki, um canal para informar sobre locais e situação de buracos nas cidades, uma utilidade para motoristas e motociclistas, mas também para pedestres e pessoas com mobilidade reduzida. Seria possível mapear trajetos que os cadeirantes deveriam evitar. O projeto é de três alunos de SI: Lemuel Monteiro, Franklin Lima e Roberto Raful.

Integrantes do projeto BurAki

iRoça, uma maneira de melhorar o fluxo da comercialização de produtos agrícolas. No Cariri, uma das principais regiões de cultivo do Ceará, o aplicativo aproximaria produtor e consumidor, dispensando atravessadores. É uma ideia da cidade para o campo desenvolvida por Wallyson Roberto, Elisângela Silva, Marcelo Nascimento e Rodolfo Jorge, todos de SI.

Integrantes do projeto iRoça

Após a seleção, em maio, começa a fase de desenvolvimento de projeto. Vamos acompanhar o trabalho dos nossos alunos.

Fonte: Faculdade Paraíso do Ceará