10/12/2019

Alunos da FAP têm artigo aprovado para evento acadêmico no Equador

A relação entre a implementação do projeto de integração do Rio São Francisco com a reestruturação territorial-produtiva do Ceará é o objeto de estudo de um artigo produzido por quatro alunos e duas docentes integrantes do Laboratório de Ecologia Política Urbana da Faculdade Paraíso do Ceará (Lepu/FAP).

Alunos da FAP têm artigo aprovado para evento acadêmico no Equador

O artigo intitulado “O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a urbanização da natureza no Ceará: reestruturação da produção capitalista a partir da Transposição do Rio São Francisco” é de autoria dos estudantes Enza Martins, Avohay Araújo, Juliana Sales e Sara Yasmin.

Ele será apresentado no 10º Simpósio de la Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA). O evento, que ocorrerá entre os dias 6 e 9 de julho de 2020, em Quito, no Equador, é considerado um dos mais importantes da área na América Latina.

De acordo com a professora Helayne Candido, a pesquisa é de caráter exploratório e faz uso de revisão bibliográfica, análise de documentos oficiais relacionados à política urbana, hídrica e de desenvolvimento econômico na região, além de elaboração de mapas para espacialização dos processos analisados.

“O estudo realiza uma breve reconstrução do histórico da seca no Nordeste, em especial no Ceará, para contextualizar o projeto de Integração do Rio São Francisco enquanto demanda local por acesso à água, bem como para mostrar as dinâmicas histórico-geográficas de atividades produtivas na região”, explica a docente.

O artigo é o primeiro trabalho desenvolvido pelos alunos do Lepu/FAP, sob a orientação das professoras Priscilla Glitz (Arquitetura e Urbanismo) e Helayne Candido (Direito). As pesquisas, trabalhos e estudos desenvolvidos no laboratório são de perspectiva interdisciplinar entre os cursos de Direito e Arquitetura e Urbanismo.