10/09/2015

Projeto de Extensão - FAP: "A Universidade e a Escola"

O projeto "A Universidade e a Escola" é um projeto de extensão; idealizado, criado e coordenado pela professora Dra. Fernanda Carneiro e assessorado pelos professores Me. Filipe Gutierre e Kristal Moreira.

Trata-se de um projeto que visa levar alunos do curso de Direito da FAP-CE, às escolas públicas, com o intuito de promover minicursos previamente projetados, organizados e revisados, sobre temas de Direito de abrangências social e coletiva.

Dessa forma, um dos principais objetivos do Projeto de Extensão "A Universidade e a Escola" é o de contribuir, de forma positiva, para o despertar e o aprimoramento do pensamento sócio-político dos alunos do ensino médio; apresentando de forma atrativa, temas que instiguem o interesse da população alvo.

É, também, meta do projeto aproximar os alunos do ensino médio à comunidade acadêmica, possibilitando que esses troquem informações com o corpo discente, interagindo de forma propositiva, no sentido de que despertem o interesse quanto à importância do ensino superior. Ao mesmo tempo, também, procura despertar na comunidade acadêmica a consciência sócio-política quanto ao papel a ser desempenhado após a conclusão do curso de ensino superior; ao mesmo tempo em que coloca à disposição dos discentes a oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos e exercitarem a prática no que concerne às atividades que desempenharão depois de formados.

O Projeto de Extensão "A Universidade e a Escola" irá caminhar em direção ao ambiente, no caso as escolas de ensino médio, onde almeja plantar a semente do saber, para fazer com que os estudantes secundaristas tenham contato com o mundo jurídico, o qual está presente em tudo que os cerca e para estimulá-los a conhecer e ingressar no mundo universitário.

O Projeto teve sua primeira edição concretizada nos dias 20 e 21 de agosto de 2015, recebendo convidados de outras Universidades que, junto à equipe FAP, ministraram os minicursos.

Temas apresentados:

• A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO TUTELAR NA PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES (TIAGO CALLOU-FAP) - Apresentado na EEEP ANDERSON BORGES DE CARVALHO
  • O NEOCORONELISMO NA REGIÃO DO CARIRI (SHAUANNA TORQUATO e CAROL DOMINGUES- FAP) - Apresentado na EEEP ANDERSON BORGES DE CARVALHO
  • EVOLUÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS E FUNDAMENTAIS NO BRASIL. (DANILA MENDES DOS SANTOS e MARIA MICAELE CAVALCANTE-FAP) - Apresentado na EEEP OTILIA CORREIA SARAIVA
  • GESTÃO AMBIENTAL (PROF. ME. FELIPE GUTIERRE-FAP) - Apresentado na EEEP OTILIA CORREIA SARAIVA
  • A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL (SAULO ANDERSON SANTANA E JUDAH FIGUEIREDO-FAP) - Apresentado na EEEP Moreira de Sousa
  • CONTROLE POPULAR DA ADMINISTRAÇÃO (EDIGLEISON RODRIGUES - UVA) - Apresentado na EEEP Moreira de Sousa
  • CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR: ASPECTOS LEGAIS, PROTEÇÃO E SANÇÕES (PROF. MARIA JURACY CARNEIRO e PROF.GUILHERME ROLIM-FLF) - Apresentado na EEEP RAIMUNDO SARAIVA COELHO
  • ÉTICA, CIDADANIA E EDUCAÇÃO (PROF. DRA. FERNANDA CARNEIRO e JOSÉ CARLOS FERREIRA PEREIRA –FAP - Apresentado na EEEP RAIMUNDO SARAIVA COELHO
  • O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COMO GESTORA DO INTERESSE PÚBLICO (PROF. KRISTAL MOREIRA-FAP) - Apresentado na EEEP RAIMUNDO SARAIVA COELHO.