Comissão Própria de Avaliação - CPA FAP.
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Infra-estrutura
- Construção de:
- 01 escada ligando o 2º andar da FAP ao anexo 02 da IES;
- 02 estacionamentos para alunos, 01 para carro e outro para moto, e disponibilização de um terceiro para professores;
- 01 sala específica para o setor de marketing e
- 02 salas de aula, com capacidade para 60 alunos cada, 01 sala do NDE, 01 sala de pesquisa, 01 sala de estudo, 01 sala de atendimento individual, 03 salas para a Direção com recepção própria e 01 laboratório de simulação empresarial.
- Modificação no layout das carteiras visando otimizar o espaço da sala.
- Melhoria da iluminação das salas de aula e sinalização do prédio.
- Ampliação: do espaço destinado ao NTI; do NexTI e da rampa de acesso ao anexo 03 da FAP.
Acessibilidade - Inclusão
- Atendimento individualizado de alunos com necessidades especiais.
- Construção de mais dois banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais.
- Aquisição de: 01 cadeira automática para acesso de pessoas com dificuldade de locomoção ao anexo 02 da FAP; mais 01 cadeira de rodas a ser utilizada nas rampas e novas mesas adaptadas para os alunos especiais.
- Oferta da disciplina de LIBRAS para os seus cursos, reconhecendo a importância de criar formas de comunicação com Deficientes Auditivos - DAs.
- Implementação de formulário adequado (tamanho da fonte) nos setores da FAP, para alunos com Baixa Visão.
Tecnologia e Comunicação
- Utilização de grupos de discussão virtual para os docentes.
- Implementação do FAPSMS – torpedos institucionais.
- Intensificação do contato via telefone e e-mail com docentes e discentes.
- Implantação da Ouvidoria com sala própria.
- Investimento na divulgação externa da Instituição e das atividades que desenvolve.
- Aquisição de um Sistema Eletrônico de Informações - mural eletrônico.
- Reformulação e atualização permanente do site da FAP.
- Inauguração de mais 02 laboratórios de informática (2º andar).
- Disponibilização de um notebook e um projetor multimídia por sala de aula, além de equipamentos específicos para cada curso.
- Disponibilização de um provedor próprio e com 03 servidores, sendo 01 de banco de dados e 02 de internet.
- Atualização do link, contratado da Embratel, que foi ampliado de 1MB para 2MB, exclusivo para a internet sem fio, e de 1MB para 5MB, para ambientes administrativos melhorando o acesso direto do usuário aos serviços informatizados.
- Ampliação da memória de 48 computadores dos laboratórios de informática.
- Aquisição de 01 software de jogos empresariais que está sendo utilizado no Laboratório de Simulação Empresarial.
- Disponibilização das Orientações Acadêmicas no site da FAP.
- Aquisição de mais 01 quadro interativo - lousa digital.
- Aquisição de mais 02 computadores para a sala dos professores.
Biblioteca
- Construção de 07 salas de estudo em grupo, 01 de projeção de vídeo, 01 laboratório de informática e 01 sala administrativa.
- Ampliação da informatização do acervo e dos serviços de acesso à internet.
- Manutenção da aquisição semestral de cerca de 1.200 exemplares, contando hoje com o quantitativo discriminado na tabela 01:
Tabela 01 – Acervo da Biblioteca João Paulo II – FAP | ||
Tipo de Publicação | Nº de títulos | Nº de exemplares |
Livro | 2.537 | 13.057 |
Periódico | 143 | 3.241 |
DVD | 1.305 | 1.603 |
CD-ROM | 114 | 445 |
Fonte: Biblioteca da FAP |
- Ampliação do tempo de permanência com o material emprestado.
- Disponibilização do acervo para seus colaboradores.
- Intensificação da divulgação dos seus serviços.
Políticas de Pessoal (Docentes e Colaboradores)
- Contratação de: coordenadores de Curso com tempo integral; coordenadores para Estágio e Atividades Complementares, dos três cursos; 01 coordenador de Pesquisa para cada curso; professores com mestrado e/ou doutorado e 02 funcionários para o setor de Tecnologia da Informação.
- Aumento do percentual de professores em tempo integral e parcial, destinando parte deste tempo para atividades de pesquisa e de extensão.
- Intensificação dos encontros pedagógicos, reuniões e capacitações dos colaboradores e docentes da FAP.
- Incentivo à formação e qualificação dos colaboradores e docentes da FAP e de seus parentes diretos sob a forma de desconto nas mensalidades dos cursos da FAP.
- Inscrições gratuitas, de colaboradores e docentes, em todos os eventos e cursos de extensão promovidos pela FAP.
- Elaboração do plano de cargos e carreira docente e técnico-administrativo - aguardando homologação do Ministério de Trabalho e Emprego.
- Realização de treinamento para a equipe de apoio e de serviços gerais.
- Modificação do pessoal da lanchonete – melhorando o atendimento.
Acadêmico
- Ampliação da divulgação da Missão da FAP.
- Reorganização e divulgação das orientações acadêmicas para docentes (livreto) e dos procedimentos acadêmicos para os discentes (site).
- Otimização da assistência aos discentes pela Direção Acadêmica, através das Coordenações de Cursos, dos Apoios Acadêmicos e da Coordenação Pedagógica.
- Promoção e participação em congressos, seminários, palestras, encontros locais, regionais, nacionais e internacionais nos seus diversos níveis (apresentação de trabalhos e/ou frequência).
- Formação de parcerias e convênios com empresas públicas e privadas: SEBRAE, CIEE, IEL, ISBET, CDL, Correios, Justiça Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público do Trabalho, dentre outras.
- Realização das eleições para representantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE e do Conselho Superior – CONSUP.
- Implementação dos Conselhos de Curso de Direito, Administração e Sistemas de Informação.
- Agilidade no cumprimento dos prazos dos processos da Secretaria Acadêmica.
- Estímulo aos diretórios acadêmicos que possuem sala própria e acesso facilitado à Direção para atendimento de reivindicação, críticas e sugestões.
- Incentivo às várias atividades complementares coordenadas por professores com dedicação parcial ou total, como seminários, exposições, debates, grandes encontros com palestrantes externos, cursos de férias, semanas científicas e de extensão, estimulando o envolvimento dos discentes e docentes como participantes e organizadores das atividades.
- Melhor gerenciamento dos cursos de nivelamento e complementação acadêmica.
- Incremento da política de estágio, com a ampliação das parcerias com empresas e instituições da Região.
- Manutenção da política de redução das ausências docentes, bem como o estímulo às substituições de aulas, conseguindo com isso manter um índice muito baixo de aulas vagas.
- Implementação de política de acompanhamento dos egressos. Tendo sido realizado o mapeamento de onde estão inseridos no mercado de trabalho, bem como seus interesses na educação continuada. Além disso, foi ministrada a palestra: "Desafios para os Atuais e Novos Administradores: competências e atitudes", ocasião em que os alunos receberam a carteira de identidade profissional emitida pelo Conselho de Administração.
- Acompanhamento: do desempenho docente e discente; da qualidade do ensino ofertado e dos índices de evasão e abandono.
Administrativo/Financeiro
- Implementação gradativa do Sistema de Gestão da Qualidade baseado na norma ISO 9001.
- Descontos especiais na aquisição de livros na Livraria FAP.
- Controle do índice de inadimplência, mantendo-o em torno de 15%, considerado aceitável, mesmo em um ano de dificuldade econômica mundial, desencadeada pela crise da bolha imobiliária americana.
- Elevação de 2% para 3% na reserva de recursos para financiar os programas de iniciação científica, os projetos de pesquisa e extensão; e de 1,5% para 2,5% para a capacitação de recursos humanos.
- Manutenção da melhor hora-aula da região e superior à de várias IES da capital do estado do Ceará, além de nunca ter registrado atraso no pagamento dos salários de seus professores e colaboradores.
Políticas de Pesquisa
- Consolidação do Programa de Iniciação Científica.
- Implementação de 05 bolsas de Iniciação Científica.
- Premiação dos 03 melhores trabalhos de pesquisa apresentados no II Encontro de Iniciação Científica/I Encontro de Extensão da FAP.
- Aumento no número de publicações de discentes e docentes.
- Disponibilização de ajuda financeira para professores que participam, com publicação, em eventos científicos.
Políticas de Extensão e Responsabilidade Social
- Incentivo à participação da comunidade acadêmica em Projetos de Extensão.
- Implementação de 08 bolsas de estágio para alunos do curso de Sistemas de Informação (03 no NTI e 05 no NexTI).
- Realizações:
- atendimentos gratuitos à população carente no Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Ceará;
- semanas dos cursos de Direito, Administração e Sistemas de Informação;
- ações de Responsabilidade Social;
- I Encontro de Extensão em conjunto com o II de Iniciação Científica;
- cursos para comerciantes informais da cidade (camelôs), por intermédio da Empresa Júnior (ADS);
- projetos de inclusão digital desenvolvidos pelo Núcleo de Extensão em Tecnologia da Informação – NExTI;
- Seminários de Integração “Sociedade e Acadêmicos do Curso de Direito”;
- projetos: “Melhor Idade” e “Voto não tem preço, tem conseqüências” e
- 1ª Mostra audiovisual, que apresentou o resultado de pesquisa desenvolvida sobre cultura local, religiosidade e proteção ao meio ambiente.
- Premiação dos 03 melhores trabalhos de extensão apresentados no II Encontro de Iniciação Científica/I Encontro de Extensão da FAP.
- Manutenção da arrecadação de alimentos não perecíveis nas inscrições dos eventos promovidos pela FAP, com doação desses alimentos a entidades filantrópicas.
Políticas de Extensão e Responsabilidade Social
- Aperfeiçoamento da operacionalização e abrangência de suas atividades.
- Diversificação das estratégias de coleta de informações.
- Ampliação da sua composição que passou a contar com 02 representantes de cada segmento institucional.
- Reformulação dos questionários, enfatizando as 10 dimensões do SINAES de forma objetiva e direta, gerando maior adesão dos segmentos, o que pode ser comprovada pelos seguintes dados: 53,64% dos discentes (56,52% de Administração, 49,64% de Direito e 68,42% de Sistemas de Informação); 69,09% dos docentes; 79,24% dos colaboradores e 100% dos coordenadores.
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