30/07/2018

Ações realizadas a partir dos resultados da Avaliação Institucional 2017

Clique para visualizar os resultados obtidos pela CPA em 2017

Infra-estrutura

  • Construção de:
    • Início da obra do edifício garagem;
    • 01 sala específica para o setor de marketing e
    • 02 salas de aula, com capacidade para 60 alunos cada, 01 sala do NDE, 01 sala de pesquisa, 01 sala de estudo, 01 sala de atendimento individual, e 01 laboratório de simulação empresarial.
  • Melhoria da iluminação das salas de aula e sinalização do prédio;
  • Aumento das áreas de convivência
  • Aquisição de máquinas de lanche

 

Acessibilidade - Inclusão

  • Atendimento individualizado de alunos com necessidades especiais.
  • Construção de mais dois banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais.
  • Aquisição de: 01 cadeira automática para acesso de pessoas com dificuldade de locomoção ao anexo 02 da FAP; mais 01 cadeira de rodas a ser utilizada nas rampas e novas mesas adaptadas para os alunos especiais.
  • Oferta da disciplina de LIBRAS para os seus cursos, reconhecendo a importância de criar formas de comunicação com Deficientes Auditivos - DAs.
  • Implementação de formulário adequado (tamanho da fonte) nos setores da FAP, para alunos com Baixa Visão.

 

Tecnologia e Comunicação

  • Utilização de grupos de discussão virtual para os docentes.
  • Implementação do FAPSMS – torpedos institucionais.
  • Implantação da Ouvidoria com sala própria.
  • Investimento na divulgação externa da Instituição e das atividades que desenvolve.
  • Aquisição de um Sistema Eletrônico de Informações - mural eletrônico.
  • Reformulação e atualização permanente do site da FAP.
  • Inauguração de mais 02 laboratórios de informática (2º andar).
  • Disponibilização de um notebook e um projetor multimídia por sala de aula, além de equipamentos específicos para cada curso.
  • Disponibilização de um provedor próprio e com 03 servidores, sendo 01 de banco de dados e 02 de internet.
  • Link de 300 Megas internet em fibra ótica sendo o fornecedor a empresa BRISANET, eleito o 3º melhor provedor de internet de banda larga do país. Distribuídos em 150 Megas para atendimento da rede de aluno (uso exclusivo para a internet sem fio em todo o espaço FAP e de 150 Megas para a rede administrativa e laboratórios, a depender das demandadas monitoradas pelo servidor.
  • Ampliação da memória de 48 computadores dos laboratórios de informática.
  • Aquisição de 01 software de jogos empresariais que está sendo utilizado no Laboratório de Simulação Empresarial.
  • Disponibilização das Orientações Acadêmicas no site da FAP.
  • 04 servidores físicos sendo 01 Firewall, 02 de Virtualização, o qual hospeda mais 20 servidores virtuais - provido com um potente e eficiente hardware de armazenamento de 80 Terabytes.

 

Biblioteca

A Biblioteca está a serviço do corpo docente, discente, do pessoal técnico-administrativo e de instituições conveniadas. As instalações para o acervo dos cursos superiores em funcionamento apresentam condições adequadas quanto à área física, acervo de livros, periódicos especializados, material multimídia, bem como moderna gestão e informatização do acervo, pautada em política de atualização e expansão do acervo, além do acesso às redes de informação.

  • Construção de 07 salas de estudo em grupo, 01 de projeção de vídeo, 01 laboratório de informática e 01 sala administrativa.
  • Ampliação da informatização do acervo e dos serviços de acesso à internet.
  • Manutenção da aquisição semestral de cerca de 1.200 exemplares, contando hoje com o quantitativo discriminado na tabela 01:
Tabela 01 – Acervo da Biblioteca João Paulo II – FAP
Livro 32.656
CD-ROM 691
Periódico 6.563
Fita de Vídeo 64
Tese 2
DVD 2.098
Monografia 728
Dissertação 5
Catálogo 2
Folheto 8
Material 21
Total 42.838
Fonte: Biblioteca da FAP
  • Ampliação do tempo de permanência com o material emprestado.
  • Disponibilização do acervo para seus colaboradores.
  • Intensificação da divulgação dos seus serviços.

 

Políticas de Pessoal (Docentes e Colaboradores)

  • Contratação de: coordenadores de Curso com tempo integral; coordenadores para Estágio e Atividades Complementares, dos três cursos.
  • Aumento do percentual de professores em tempo integral e parcial, destinando parte deste tempo para atividades de pesquisa e de extensão.
  • Intensificação dos encontros pedagógicos, reuniões e capacitações dos colaboradores e docentes da FAP.
  • Incentivo à formação e qualificação dos colaboradores e docentes da FAP e de seus parentes diretos sob a forma de desconto nas mensalidades dos cursos da FAP.
  • Inscrições gratuitas, de colaboradores e docentes, em todos os eventos e cursos de extensão promovidos pela FAP.
  • Elaboração do plano de cargos e carreira docente e técnico-administrativo - aguardando homologação do Ministério de Trabalho e Emprego.
  • Realização de treinamento para a equipe de apoio e de serviços gerais.
  • Modificação do pessoal da lanchonete – melhorando o atendimento.

 

Acadêmico

  • Ampliação da divulgação da Missão da FAP.
  • Reorganização e divulgação das orientações acadêmicas para docentes (livreto) e dos procedimentos acadêmicos para os discentes (site).
  • Otimização da assistência aos discentes pela Direção Acadêmica, através das Coordenações de Cursos, dos Apoios Acadêmicos e da Coordenação Pedagógica.
  • Promoção e participação em congressos, seminários, palestras, encontros locais, regionais, nacionais e internacionais nos seus diversos níveis (apresentação de trabalhos e/ou frequência).
  • Formação de parcerias e convênios com empresas públicas e privadas: SEBRAE, CIEE, IEL, ISBET, CDL, Correios, Justiça Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público do Trabalho, dentre outras.
  • Realização das eleições para representantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE e do Conselho Superior – CONSUP.
  • Implementação dos Conselhos de Curso de Direito, Administração e Sistemas de Informação.
  • Agilidade no cumprimento dos prazos dos processos da Secretaria Acadêmica.
  • Estímulo aos diretórios acadêmicos que possuem sala própria e acesso facilitado à Direção para atendimento de reivindicação, críticas e sugestões.
  • Incentivo às várias atividades complementares coordenadas por professores com dedicação parcial ou total, como seminários, exposições, debates, grandes encontros com palestrantes externos, cursos de férias, semanas científicas e de extensão, estimulando o envolvimento dos discentes e docentes como participantes e organizadores das atividades.
  • Melhor gerenciamento dos cursos de nivelamento e complementação acadêmica.
  • Incremento da política de estágio, com a ampliação das parcerias com empresas e instituições da Região.
  • Manutenção da política de redução das ausências docentes, bem como o estímulo às substituições de aulas, conseguindo com isso manter um índice muito baixo de aulas vagas.
  • Implementação de política de acompanhamento dos egressos. Tendo sido realizado o mapeamento de onde estão inseridos no mercado de trabalho, bem como seus interesses na educação continuada. Além disso, foi ministrada a palestra: "Desafios para os Atuais e Novos Administradores: competências e atitudes", ocasião em que os alunos receberam a carteira de identidade profissional emitida pelo Conselho de Administração.
  • Acompanhamento: do desempenho docente e discente; da qualidade do ensino ofertado e dos índices de evasão e abandono.

 

Administrativo/Financeiro

  • Implementação gradativa do Sistema de Gestão da Qualidade baseado na norma ISO 9001.
  • Controle do índice de inadimplência, mantendo-o em torno de 15%, considerado aceitável, mesmo em um ano de dificuldade econômica mundial, desencadeada pela crise da bolha imobiliária americana.
  • Elevação de 2% para 3% na reserva de recursos para financiar os programas de iniciação científica, os projetos de pesquisa e extensão; e de 1,5% para 2,5% para a capacitação de recursos humanos.
  • Manutenção da melhor hora-aula da região e superior à de várias IES da capital do estado do Ceará, além de nunca ter registrado atraso no pagamento dos salários de seus professores e colaboradores.

 

Políticas de Pesquisa

  • Consolidação do Programa de Iniciação Científica.
  • Premiação dos 03 melhores trabalhos de pesquisa apresentados no Encontro de Iniciação Científica / Encontro de Extensão da FAP.
  • Aumento no número de publicações de discentes e docentes.
  • Disponibilização de ajuda financeira para professores que participam, com publicação, em eventos científicos.

 

Políticas de Extensão e Responsabilidade Social

  • Incentivo à participação da comunidade acadêmica em Projetos de Extensão.
  • Realizações:
    • Atendimentos gratuitos à população carente no Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Ceará;
    • Semanas dos cursos de Direito, Administração e Sistemas de Informação, Marketing, Engenharia de Produção e Engenharia Civil;
    • Dia da Responsabilidade Social;
    • Encontro de Extensão em conjunto com o Encontro de Iniciação Científica;
    • Seminários de Integração “Sociedade e Acadêmicos do Curso de Direito”;
    • Mostra de Artes e
  • Premiação dos 03 melhores trabalhos de extensão apresentados no Encontro de Iniciação Científica / Encontro de Extensão da FAP.
  • Manutenção da arrecadação de alimentos não perecíveis nas inscrições dos eventos promovidos pela FAP, com doação desses alimentos a entidades filantrópicas.

 

Políticas de Autoavaliação Institucional

  • Aperfeiçoamento da operacionalização e abrangência de suas atividades.
  • Diversificação das estratégias de coleta de informações.
  • Ampliação da sua composição que passou a contar com 02 representantes de cada segmento institucional.

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Fonte: Comissão Própria de Avaliação - CPA FAP

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