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Infra-estrutura
- Construção de:
- Início da obra do edifício garagem;
- 01 sala específica para o setor de marketing e
- 02 salas de aula, com capacidade para 60 alunos cada, 01 sala do NDE, 01 sala de pesquisa, 01 sala de estudo, 01 sala de atendimento individual, e 01 laboratório de simulação empresarial.
- Melhoria da iluminação das salas de aula e sinalização do prédio;
- Aumento das áreas de convivência
- Aquisição de máquinas de lanche
Acessibilidade - Inclusão
- Atendimento individualizado de alunos com necessidades especiais.
- Construção de mais dois banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais.
- Aquisição de: 01 cadeira automática para acesso de pessoas com dificuldade de locomoção ao anexo 02 da FAP; mais 01 cadeira de rodas a ser utilizada nas rampas e novas mesas adaptadas para os alunos especiais.
- Oferta da disciplina de LIBRAS para os seus cursos, reconhecendo a importância de criar formas de comunicação com Deficientes Auditivos - DAs.
- Implementação de formulário adequado (tamanho da fonte) nos setores da FAP, para alunos com Baixa Visão.
Tecnologia e Comunicação
- Utilização de grupos de discussão virtual para os docentes.
- Implementação do FAPSMS – torpedos institucionais.
- Implantação da Ouvidoria com sala própria.
- Investimento na divulgação externa da Instituição e das atividades que desenvolve.
- Aquisição de um Sistema Eletrônico de Informações - mural eletrônico.
- Reformulação e atualização permanente do site da FAP.
- Inauguração de mais 02 laboratórios de informática (2º andar).
- Disponibilização de um notebook e um projetor multimídia por sala de aula, além de equipamentos específicos para cada curso.
- Disponibilização de um provedor próprio e com 03 servidores, sendo 01 de banco de dados e 02 de internet.
- Link de 300 Megas internet em fibra ótica sendo o fornecedor a empresa BRISANET, eleito o 3º melhor provedor de internet de banda larga do país. Distribuídos em 150 Megas para atendimento da rede de aluno (uso exclusivo para a internet sem fio em todo o espaço FAP e de 150 Megas para a rede administrativa e laboratórios, a depender das demandadas monitoradas pelo servidor.
- Ampliação da memória de 48 computadores dos laboratórios de informática.
- Aquisição de 01 software de jogos empresariais que está sendo utilizado no Laboratório de Simulação Empresarial.
- Disponibilização das Orientações Acadêmicas no site da FAP.
- 04 servidores físicos sendo 01 Firewall, 02 de Virtualização, o qual hospeda mais 20 servidores virtuais - provido com um potente e eficiente hardware de armazenamento de 80 Terabytes.
Biblioteca
A Biblioteca está a serviço do corpo docente, discente, do pessoal técnico-administrativo e de instituições conveniadas. As instalações para o acervo dos cursos superiores em funcionamento apresentam condições adequadas quanto à área física, acervo de livros, periódicos especializados, material multimídia, bem como moderna gestão e informatização do acervo, pautada em política de atualização e expansão do acervo, além do acesso às redes de informação.
- Construção de 07 salas de estudo em grupo, 01 de projeção de vídeo, 01 laboratório de informática e 01 sala administrativa.
- Ampliação da informatização do acervo e dos serviços de acesso à internet.
- Manutenção da aquisição semestral de cerca de 1.200 exemplares, contando hoje com o quantitativo discriminado na tabela 01:
Tabela 01 – Acervo da Biblioteca João Paulo II – FAP | |
Livro | 32.656 |
CD-ROM | 691 |
Periódico | 6.563 |
Fita de Vídeo | 64 |
Tese | 2 |
DVD | 2.098 |
Monografia | 728 |
Dissertação | 5 |
Catálogo | 2 |
Folheto | 8 |
Material | 21 |
Total | 42.838 |
Fonte: Biblioteca da FAP |
- Ampliação do tempo de permanência com o material emprestado.
- Disponibilização do acervo para seus colaboradores.
- Intensificação da divulgação dos seus serviços.
Políticas de Pessoal (Docentes e Colaboradores)
- Contratação de: coordenadores de Curso com tempo integral; coordenadores para Estágio e Atividades Complementares, dos três cursos.
- Aumento do percentual de professores em tempo integral e parcial, destinando parte deste tempo para atividades de pesquisa e de extensão.
- Intensificação dos encontros pedagógicos, reuniões e capacitações dos colaboradores e docentes da FAP.
- Incentivo à formação e qualificação dos colaboradores e docentes da FAP e de seus parentes diretos sob a forma de desconto nas mensalidades dos cursos da FAP.
- Inscrições gratuitas, de colaboradores e docentes, em todos os eventos e cursos de extensão promovidos pela FAP.
- Elaboração do plano de cargos e carreira docente e técnico-administrativo - aguardando homologação do Ministério de Trabalho e Emprego.
- Realização de treinamento para a equipe de apoio e de serviços gerais.
- Modificação do pessoal da lanchonete – melhorando o atendimento.
Acadêmico
- Ampliação da divulgação da Missão da FAP.
- Reorganização e divulgação das orientações acadêmicas para docentes (livreto) e dos procedimentos acadêmicos para os discentes (site).
- Otimização da assistência aos discentes pela Direção Acadêmica, através das Coordenações de Cursos, dos Apoios Acadêmicos e da Coordenação Pedagógica.
- Promoção e participação em congressos, seminários, palestras, encontros locais, regionais, nacionais e internacionais nos seus diversos níveis (apresentação de trabalhos e/ou frequência).
- Formação de parcerias e convênios com empresas públicas e privadas: SEBRAE, CIEE, IEL, ISBET, CDL, Correios, Justiça Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público do Trabalho, dentre outras.
- Realização das eleições para representantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE e do Conselho Superior – CONSUP.
- Implementação dos Conselhos de Curso de Direito, Administração e Sistemas de Informação.
- Agilidade no cumprimento dos prazos dos processos da Secretaria Acadêmica.
- Estímulo aos diretórios acadêmicos que possuem sala própria e acesso facilitado à Direção para atendimento de reivindicação, críticas e sugestões.
- Incentivo às várias atividades complementares coordenadas por professores com dedicação parcial ou total, como seminários, exposições, debates, grandes encontros com palestrantes externos, cursos de férias, semanas científicas e de extensão, estimulando o envolvimento dos discentes e docentes como participantes e organizadores das atividades.
- Melhor gerenciamento dos cursos de nivelamento e complementação acadêmica.
- Incremento da política de estágio, com a ampliação das parcerias com empresas e instituições da Região.
- Manutenção da política de redução das ausências docentes, bem como o estímulo às substituições de aulas, conseguindo com isso manter um índice muito baixo de aulas vagas.
- Implementação de política de acompanhamento dos egressos. Tendo sido realizado o mapeamento de onde estão inseridos no mercado de trabalho, bem como seus interesses na educação continuada. Além disso, foi ministrada a palestra: "Desafios para os Atuais e Novos Administradores: competências e atitudes", ocasião em que os alunos receberam a carteira de identidade profissional emitida pelo Conselho de Administração.
- Acompanhamento: do desempenho docente e discente; da qualidade do ensino ofertado e dos índices de evasão e abandono.
Administrativo/Financeiro
- Implementação gradativa do Sistema de Gestão da Qualidade baseado na norma ISO 9001.
- Controle do índice de inadimplência, mantendo-o em torno de 15%, considerado aceitável, mesmo em um ano de dificuldade econômica mundial, desencadeada pela crise da bolha imobiliária americana.
- Elevação de 2% para 3% na reserva de recursos para financiar os programas de iniciação científica, os projetos de pesquisa e extensão; e de 1,5% para 2,5% para a capacitação de recursos humanos.
- Manutenção da melhor hora-aula da região e superior à de várias IES da capital do estado do Ceará, além de nunca ter registrado atraso no pagamento dos salários de seus professores e colaboradores.
Políticas de Pesquisa
- Consolidação do Programa de Iniciação Científica.
- Premiação dos 03 melhores trabalhos de pesquisa apresentados no Encontro de Iniciação Científica / Encontro de Extensão da FAP.
- Aumento no número de publicações de discentes e docentes.
- Disponibilização de ajuda financeira para professores que participam, com publicação, em eventos científicos.
Políticas de Extensão e Responsabilidade Social
- Incentivo à participação da comunidade acadêmica em Projetos de Extensão.
- Realizações:
- Atendimentos gratuitos à população carente no Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Ceará;
- Semanas dos cursos de Direito, Administração e Sistemas de Informação, Marketing, Engenharia de Produção e Engenharia Civil;
- Dia da Responsabilidade Social;
- Encontro de Extensão em conjunto com o Encontro de Iniciação Científica;
- Seminários de Integração “Sociedade e Acadêmicos do Curso de Direito”;
- Mostra de Artes e
- Premiação dos 03 melhores trabalhos de extensão apresentados no Encontro de Iniciação Científica / Encontro de Extensão da FAP.
- Manutenção da arrecadação de alimentos não perecíveis nas inscrições dos eventos promovidos pela FAP, com doação desses alimentos a entidades filantrópicas.
Políticas de Autoavaliação Institucional
- Aperfeiçoamento da operacionalização e abrangência de suas atividades.
- Diversificação das estratégias de coleta de informações.
- Ampliação da sua composição que passou a contar com 02 representantes de cada segmento institucional.
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