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Infra-estrutura
- Construção de:
- 01 sala específica para o setor de marketing e
- 02 salas de aula, com capacidade para 60 alunos cada, 01 sala do NDE, 01 sala de pesquisa, 01 sala de estudo, 01 sala de atendimento individual e 01 laboratório de simulação empresarial.
- Melhoria da iluminação das salas de aula e sinalização do prédio;
- Aumento das áreas de convivência;
- Aquisição de máquinas de lanche;
- Construção de mais um estacionamento para motos;
- Ampliação física do setor do FIES;
- Ampliação física do NEAC.
Acessibilidade - Inclusão
- Atendimento individualizado de alunos com necessidades especiais;
- Construção de mais dois banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais;
- Adaptação de banheiros com fraldaria;
- Aquisição de: 01 cadeira automática para acesso de pessoas com dificuldade de locomoção ao anexo 02 da FAP; mais 01 cadeira de rodas a ser utilizada nas rampas e novas mesas adaptadas para os alunos especiais;
- Oferta da disciplina de LIBRAS para os seus cursos, reconhecendo a importância de criar formas de comunicação com Deficientes Auditivos - DAs;
- Implementação de formulário adequado (tamanho da fonte) nos setores da FAP, para alunos com Baixa Visão;
- Colocação de placas em Braile para identificação.
Tecnologia e Comunicação
- Utilização de grupos de discussão virtual para os docentes;
- Implementação do FAPSMS – torpedos institucionais;
- Implantação da Ouvidoria com sala própria;
- Investimento na divulgação externa da Instituição e das atividades que desenvolve;
- Reformulação e atualização permanente do site da FAP;
- Disponibilização de um notebook e um projetor multimídia por sala de aula, além de equipamentos específicos para cada curso;
- Disponibilização de um provedor próprio e com 03 servidores, sendo 01 de banco de dados e 02 de internet;
- Link de 300 Megas internet em fibra ótica sendo o fornecedor a empresa BRISANET, eleito o 3º melhor provedor de internet de banda larga do país. Distribuídos em 150 Megas para atendimento da rede de aluno (uso exclusivo para a internet sem fio em todo o espaço FAP e de 150 Megas para a rede administrativa e laboratórios, a depender das demandadas monitoradas pelo servidor;
- Ampliação da memória de 48 computadores dos laboratórios de informática;
- Aquisição de 01 software de jogos empresariais que está sendo utilizado no Laboratório de Simulação Empresarial;
- Disponibilização das Orientações Acadêmicas no site da FAP;
- 04 servidores físicos sendo 01 Firewall, 02 de Virtualização, o qual hospeda mais 20 servidores virtuais - provido com um potente e eficiente hardware de armazenamento de 80 Terabytes.
Biblioteca
A Biblioteca está a serviço do corpo docente, discente, do pessoal técnico-administrativo e de instituições conveniadas. As instalações para o acervo dos cursos superiores em funcionamento apresentam condições adequadas quanto à área física, acervo de livros, periódicos especializados, material multimídia, bem como moderna gestão e informatização do acervo, pautada em política de atualização e expansão do acervo, além do acesso às redes de informação.
- Construção de 07 salas de estudo em grupo, 01 de projeção de vídeo, 01 laboratório de informática e 01 sala administrativa;
- Ampliação da informatização do acervo e dos serviços de acesso à internet.
Tabela 01 – Acervo da Biblioteca João Paulo II – FAP | |
Livro | 32.656 |
CD-ROM | 691 |
Periódico | 6.563 |
Fita de Vídeo | 64 |
Tese | 2 |
DVD | 2.098 |
Monografia | 728 |
Dissertação | 5 |
Catálogo | 2 |
Folheto | 8 |
Material | 21 |
Total | 42.838 |
Fonte: Biblioteca da FAP |
- Ampliação do tempo de permanência com o material emprestado;
- Disponibilização do acervo para seus colaboradores;
- Ampliação física da Biblioteca;
- Intensificação da divulgação dos seus serviços.
Políticas de Pessoal (Docentes e Colaboradores)
- Contratação de: coordenadores de Curso com tempo integral; coordenadores para Estágio e Atividades Complementares;
- Aumento do percentual de professores em tempo integral e parcial, destinando parte deste tempo para atividades de pesquisa e de extensão;
- Intensificação dos encontros pedagógicos, reuniões e capacitações dos colaboradores e docentes da FAP;
- Incentivo à formação e qualificação dos colaboradores e docentes da FAP e de seus parentes diretos sob a forma de desconto nas mensalidades dos cursos da FAP;
- Inscrições gratuitas, de colaboradores e docentes, em todos os eventos e cursos de extensão promovidos pela FAP;
- Elaboração do plano de cargos e carreira docente e técnico-administrativo - aguardando homologação do Ministério de Trabalho e Emprego;
- Realização de treinamento para a equipe de apoio e de serviços gerais;
- Modificação do pessoal da lanchonete – melhorando o atendimento.
Acadêmico
- Ampliação da divulgação da Missão da FAP.
- Otimização da assistência aos discentes pela Direção Acadêmica, através das Coordenações de Cursos, dos Apoios Acadêmicos;
- Promoção e participação em congressos, seminários, palestras, encontros locais, regionais, nacionais e internacionais nos seus diversos níveis (apresentação de trabalhos e/ou frequência);
- Formação de parcerias e convênios com empresas públicas e privadas: SEBRAE, CIEE, IEL, ISBET, CDL, Correios, Justiça Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público do Trabalho, dentre outras;
- Realização das eleições para representantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE e do Conselho Superior – CONSUP;
- Implementação dos Conselhos de Curso de Direito, Administração e Sistemas de Informação;
- Agilidade no cumprimento dos prazos dos processos da Secretaria Acadêmica;
- Estímulo aos diretórios acadêmicos que possuem sala própria e acesso facilitado à Direção para atendimento de reivindicação, críticas e sugestões;
- Incentivo às várias atividades complementares coordenadas por professores com dedicação parcial ou total, como seminários, exposições, debates, grandes encontros com palestrantes externos, cursos de férias, semanas científicas e de extensão, estimulando o envolvimento dos discentes e docentes como participantes e organizadores das atividades;
- Melhor gerenciamento dos cursos de nivelamento e complementação acadêmica;
- Aumento das disciplinas dos cursos de nivelamento;
- Incremento da política de estágio, com a ampliação das parcerias com empresas e instituições da Região;
- Manutenção da política de redução das ausências docentes, bem como o estímulo às substituições de aulas, conseguindo com isso manter um índice muito baixo de aulas vagas;
- Implementação de política de acompanhamento dos egressos. Tendo sido realizado o mapeamento de onde estão inseridos no mercado de trabalho, bem como seus interesses na educação continuada;
- Acompanhamento: do desempenho docente e discente; da qualidade do ensino ofertado e dos índices de evasão e abandono;
- Utilização do Google for Education.
Administrativo/Financeiro
- Implementação gradativa do Sistema de Gestão da Qualidade baseado na norma ISO 9001;
- Controle do índice de inadimplência, mantendo-o em torno de 15%, considerado aceitável, mesmo em um ano de dificuldade econômica mundial, desencadeada pela crise da bolha imobiliária americana;
- Elevação de 2% para 3% na reserva de recursos para financiar os programas de iniciação científica, os projetos de pesquisa e extensão; e de 1,5% para 2,5% para a capacitação de recursos humanos;
- Manutenção da melhor hora-aula da região e superior à de várias IES da capital do estado do Ceará, além de nunca ter registrado atraso no pagamento dos salários de seus professores e colaboradores.
Políticas de Pesquisa
- Consolidação do Programa de Iniciação Científica;
- Premiação dos 03 melhores trabalhos de pesquisa apresentados no Encontro de Iniciação Científica / Encontro de Extensão da FAP;
- Aumento no número de publicações de discentes e docentes;
- Disponibilização de ajuda financeira para professores que participam, com publicação, em eventos científicos;
- Disponibilização de ajuda financeira para discentes que participam, com publicação, em eventos científicos;
- Estimulo a formação de grupos de estudos e grupos de pesquisa;
- Cadastramento dos grupos junto ao CNPq.
Políticas de Extensão e Responsabilidade Social
- Incentivo à participação da comunidade acadêmica em Projetos de Extensão.
- Realizações:
- Atendimentos gratuitos à população carente no Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Ceará;
- Semanas dos cursos de Direito, Administração e Marketing, Sistemas de Informação e Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Produção e Engenharia Civil; Arquitetura;
- Dia da Responsabilidade Social;
- Encontro de Extensão em conjunto com o Encontro de Iniciação Científica;
- Seminários de Integração “Sociedade e Acadêmicos do Curso de Direito”;
- Mostra de Artes e;
- Caravana FAP.
- Premiação dos 03 melhores trabalhos de extensão apresentados no Encontro de Iniciação Científica / Encontro de Extensão da FAP;
- Manutenção da arrecadação de alimentos não perecíveis nas inscrições dos eventos promovidos pela FAP, com doação desses alimentos a entidades filantrópicas.
Políticas de Autoavaliação Institucional
- Aperfeiçoamento da operacionalização e abrangência de suas atividades;
- Informatização completa da coleta de informações;
- Ampliação da sua composição que passou a contar com 02 representantes de cada segmento institucional.
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